Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 09 dez 2020, 19:43

zeuz Escreveu:
09 dez 2020, 17:19

Pois também não sei e pelos comentários que vou lendo também ainda não percebi se faz parte das competências da Mobi.e
Perguntei porque alguém, conhecedor do assunto, poderia responder.
Eu disse que não sei a lei de cor (porque naturalmente há areas/temas que não podem estar detalhadas na lei), mas que deveria olhar para esse aspecto.
O que aparece com maior relevo é o controlo da disponibilidade do posto para o utilizador, não o custo do mesmo.

zeuz Escreveu:
09 dez 2020, 13:10
Estávamos a falar dos postos não-concessionados, certo ?
Tu próprio apresentaste percentagens de distribuição de PCN por potência, onde se vê que a maioria são de 22kW.
E julgo não ser nenhuma dificuldade em imaginar que a tendência será para instalar PCN's de 22kW, tanto os novos, como os que vão avariando e sem reparação possível.
Também só pegaste em parte do que escrevi e no entanto não te estou a questionar sobre tal...
Não é verdade, respondi a tudo o que foi escrito.

A questão é a forma como se olha para assunto e a constante critica, com a generalização das situações, dando a ideia que é assim para todos os casos, o que não é verdade, porque além dos postos de 22 KW serem 54% dos postos da totalidade, há os restantes 46% e ainda os 12% dos postos totais que são cobrados ao kWh.
Se os VE não aproveitarem a 100% a capacidade o carregamento será caro, mas isso não torna impossivel que outros VEs com carregador de 16 ou 11 KW, não possam carregar com um custo inferior um carro a combustão.
zeuz Escreveu:
09 dez 2020, 13:10
A Hyundai/KIA vai disponibilizar carregador interno AC de 11kW para MY2021.
O Jaguar iPace passou a ter um carregador interno AC de 11kW para MY2021.
Outros fabricantes mudaram para carregadores internos AC de 11kW de série ou como opção.

Quantos modelos conheces tu que disponibilizam ou vão disponibilizar carregadores internos AC de 22kW ?

O ZOE é dos mais vendidos e dos mais importados, certo!
Estás a dizer que são mais do que a soma de : Nissan Leaf, Hyundai Ioniq, Hyundai Kauai, Kia e-Soul, Kia e-Niro, Citroën C-zero, Peugeot iOn, Mitsubishi i-MiEV, entre outros modelos que carregam em monofásico ?
Da mesma forma que a "regra" está a passar de monofásico para trifásico 11 kW, no futuro pode passar a ser de 22 kW (minimo como opcional)

Além dos poucos modelos que já existem, o Porche e E-tron são 2 casos com opcional (possivelmente outros do grupo VW se seguirão), na Renault irá continuar a lançar modelos com 22 kW, como o Twingo. No entanto, como referi acima isso não é impeditivo, nem mais caro do que andar a combustão, que os postos de 22 kW sejam usados por VEs com 11 kW trifásico.

zeuz Escreveu:
09 dez 2020, 13:10
P.S.: Fico com a sensação de que interpretas as minhas respostas como um ataque à tua pessoa... diferentes opiniões, diferentes pontos de vista não significam que estamos contra!
Não interpreto como um ataque, nem o que digo/escrevo é para atacar ninguém.

Apenas não concordo com a forma como se pega em exemplos extremos e se toma como sendo a regra, no facebook é constante este tipo de abordagem, no entanto aqui neste forum, acho que temos a obrigação de não generalizar.

Devemos antes identificar os OPCs a evitar, elogiando e previligiando os OPC que, mesmo com todas as dificuldades do modelo, conseguem apresentar preços comportáveis, continuando a investir no alargamento da rede.

Como é o caso de uma empresa pequena como a KLC, da "gasolineira" Prio (tão mal tratada no 1º concurso publico de PCRs) e a Helexia com a parceria com o Auchan. Isto para os PCNs (porque nos PCRs que já foram apelidados de "roubo" hoje parece que ninguém se lembra disso), sem considerar os locais bonificados para clientes e os tarifários especiais que os construtores estão a começar a disponibilizar.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 10 dez 2020, 11:30

Ontem desloquei-me a Évora e depois de 3 tentativas para carregar no PCR, tive que me ir embora sem carregar. O erro foi sempre o mesmo: "problema no carregador". Agora como o nº para reportar estes casos já não é o da MOBI.E e como nos postos não há qualquer indicação para quem ligar, não reportei o problema. No caso dos carregadores da EDP qual é o numero que se liga?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 10 dez 2020, 12:25

Nonnus Escreveu:
10 dez 2020, 11:30
Ontem desloquei-me a Évora e depois de 3 tentativas para carregar no PCR, tive que me ir embora sem carregar. O erro foi sempre o mesmo: "problema no carregador". Agora como o nº para reportar estes casos já não é o da MOBI.E e como nos postos não há qualquer indicação para quem ligar, não reportei o problema. No caso dos carregadores da EDP qual é o numero que se liga?

https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/ ... 201029.pdf

EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A.
800 222 222
mobilidade-eletrica@edp.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por VETL » 10 dez 2020, 15:00

Nonnus Escreveu:
10 dez 2020, 11:30
Ontem desloquei-me a Évora e depois de 3 tentativas para carregar no PCR, tive que me ir embora sem carregar. O erro foi sempre o mesmo: "problema no carregador". Agora como o nº para reportar estes casos já não é o da MOBI.E e como nos postos não há qualquer indicação para quem ligar, não reportei o problema. No caso dos carregadores da EDP qual é o numero que se liga?
https://www.uve.pt/page/alteracao-do-ca ... ra-os-opc/
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2590
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 10 dez 2020, 17:50

Essa questão acho que ficava melhor no tópico Contactos Operadores Mobi.E
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2590
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 11 dez 2020, 09:12

Estão a haver bugs no sistema Mobi.E por causa das mudanças na rede?

Ou alguns OPC estão a devolver postos concessionados à Mobi.E?

O posto FAR-00004 passou para a Galp e mudou para FAR-90004 mas agora, na Miio, voltou a surgir um FAR-00004 com OPC Mobi.E e estão 2 postos no mapa. :o
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

cfvp
Mensagens: 1663
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 11 dez 2020, 13:33

alexmol Escreveu:
11 dez 2020, 09:12
Estão a haver bugs no sistema Mobi.E por causa das mudanças na rede?

Ou alguns OPC estão a devolver postos concessionados à Mobi.E?

O posto FAR-00004 passou para a Galp e mudou para FAR-90004 mas agora, na Miio, voltou a surgir um FAR-00004 com OPC Mobi.E e estão 2 postos no mapa. :o
Nesse caso provavelmente é erro da Mobi.e, ou seja, o posto continua a ser da Galp, o outro é erro.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 11 dez 2020, 16:22

Recentemente por causa de uma tema que surgiu no FB em relação aos postos de Setubal, verifiquei na miio situações de postos em uso muito estranhas, quando um habitante da zona garantia que a maior parte dos postos não funcionavam.

Já nada me admira em relação à qualidade da informação que é disponibilizadas pelos sistemas da rede publica. Será apenas mais um tiro no pé... :evil:

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rafaelferreirapt » 13 dez 2020, 12:31

rimsilva Escreveu:
11 dez 2020, 16:22
Recentemente por causa de uma tema que surgiu no FB em relação aos postos de Setubal, verifiquei na miio situações de postos em uso muito estranhas, quando um habitante da zona garantia que a maior parte dos postos não funcionavam.

Já nada me admira em relação à qualidade da informação que é disponibilizadas pelos sistemas da rede publica. Será apenas mais um tiro no pé... :evil:
Pedia, por favor, que nos enviassem isso por e-mail, para apoio.cliente@miio.pt porque temos ajudado em várias situações a resolver problemas de estados que nos estavam a ser comunicados de forma errada no novo modelo de dados.

subbuteowiak
Mensagens: 17
Registado: 15 abr 2016, 23:44

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por subbuteowiak » 13 dez 2020, 21:16

Excelente trabalho caro alexmol, é bastante útil pelo menos para mim que tenho um phev há pouco tempo.

Hoje testei o posto no Leiria Shopping, duvidava da app da miio, pois como seria possível que um carregamento pudesse ficar acima dos 0,55€ kw/h!? Pois bem que é verdade , incrível.
alexmol Escreveu:
08 dez 2020, 14:32
Agora a tabela de preços de PCN não concessionados, descubram as diferenças! A codificação de cores é a mesma.

Imagem

Saltam já à vista algumas coisas:

- Nenhum OPC instalou postos de 3.7kW, mais de 90% são 7.4 ou 22kW
- Todos cobram ao minuto
- Muitos OPC optaram por só instalar postos de 22kW
- Tirando a Prio os preços são significativamente mais caros que na rede concessionada
- Apenas a GALP instalou postos de 11kW (a Bluecharge herdou alguns da EV Power)
- Os postos de 7.4kW que a EDP instalou em Hoteis (principalmente Vila Galé) são bem caros (além de pagarmos o hotel e possivelmente o parque)
- A Prio cobra o mesmo valor por minuto nos postos de 7.4 e 22kW
- EDP e Powerdot têm bons preços na rede concessionada mas depois "vingam-se" nos postos livres
- Os poucos PCN da KLC fora da rede concessionada ainda não têm preço definido

Se encontrarem alguma combinação que não esteja na tabela apitem!

Responder

Voltar para “Carregamento”