Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por RJSC » 08 jul 2019, 13:14

sparrow Escreveu:
08 jul 2019, 12:17
lá em casa há 2 carros... mas os 2 têm de poder servir para andar sem receios.
:roll:
Assim.também não vai longe, daqui a pouco há mais uma greve de transporte de combustível. :lol:

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Spin » 08 jul 2019, 15:11

Parece ter caído um sentimento geral de descrédito e de frustração da ME. É importante refletirmos que este mercado está a dar os primeiros passos e tem um Golias em contra corrente cujos interesses se movem na perpetuação dos combustíveis fósseis. Se estes sentimentos de desistência tivessem assolado os nossos antepassados no início do séc. XIX, ainda hoje andávamos de carroça. O VE comprovadamente é um dos meios de mobilidade mais eficiente que conhecemos e por isso devemos é fazer força para que o governo que se governa se lembre da ME, isto também se aplica à UVE. Convém também relembrar que a natureza procura equilíbrios e quando não os tem a sua resposta é avassaladora. Embora tenha sido um dos céticos da grande mobilidade dada a fraca capacidade demonstrada pelos decisores e gestores deste mercado, não dispenso a ME nas deslocações casa-trabalho-casa que são responsáveis por 95% das minhas viagens.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por brunoa » 08 jul 2019, 15:56

Spin Escreveu:
08 jul 2019, 15:11
Parece ter caído um sentimento geral de descrédito e de frustração da ME.
Spin, frustração é um sentimento que está mais que documentado. Não há volta a dar, como referiste nessa área teremos de ter ou o interesse comercial ou os nossos governantes a tomar acções.

Quando ao descrédito, desculpa mas não entendo a afirmação. Cada vez mais estou convicto de que a ME deveria dar q salto de gigante.

Dou 1 exemplo desta afirmação: Ontem Domingo de 7 de Julho, estava conversar com o meu vizinho do 2 andar, que tem uma Audi A4 carrinha, de 2007, já sem FAP e "chipada" dando-lhe nota que sempre que ele sai da garagem fica um clima horrível lá dentro. Ao que ele contra-argumentou que o motor está impecável e foi muito bem estimado. A conversa durou mais alguns minutos até que me apercebi que estava a esbarrar contra uma parede, pois ele não estava a escutar o que lhe dizia.
Assim sendo finalizei a conversa com uma questão muito simples: Quantos km fazes por dia? Ao que respondeu 100km, 50km para cada lado.
Depois questionei, quanto gastava em Gasóleo? Ao que me respondeu cerca de 300€. E depois rematei perguntando, que planeta queria deixar para o filho bebe que tem cerca de 1 ano e para a mulher com 30 anos e cheia de problemas respiratórios.

Seremos nós uma cambada de génios, ou estes pressupostos são demasiado simples! Onde está a dificuldade neste raciocínio?

E não venham argumentar em defesa que os BEV é muito caro no preço inicial, pois a carrinha que ele comprou não deve de todo ter sido barata.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por frankesousa » 08 jul 2019, 16:03

A minha sensação desde que pertenço ao mundo a ME (o qual até quero pertencer a 100%, só espero oferta de VEs para trocar o 2º carro) é que desde que comecei, em Maio de 2018 até hoje o numero de VEs (e híbridos, que não considero VE) está a subir bastante, mas, também os postos estão a crescer.

Aos poucos, bem mais lento que os carros, mas vai indo. Não esperava que fosse diferente, para haver vontade de instalar postos tem de haver utilizadores, muitos, e isso penso que só agora.

Para isto ser melhor só mesmo sendo o estado a meter a mão forte (tipo obrigar as bombas a ter carregadores como parece ter sido feito em Espanha por estes dias), e isso nunca vai ser fácil de acontecer, não enquanto a opinião publica ainda for bastante reticente sobre isto (e parece mesmo ser).

A MobiE é um entrave, porque não garante qualidade nenhuma (garante é que funcionam mal de certeza) mas mesmo assim, eu nunca fiquei mal nos 42 mil km que percorri até agora.

A confiança é tal que vou na próxima semana para o Algarve nele (Leaf 30) e tenho um carro a gasóleo bem melhor que podia utilizar. Sei que posso ficar na estrada, mas vou sem problemas, nas calmas, descontraído, aproveito os €€ do gasóleo e de algumas portagens e até vou ficar a dormir pelo caminho tornando a viagem melhor para todos (mulher e filho). Aliás nem tive de convencer a mulher, ela mesmo disse que queria ir no Leaf!

Podia estar melhor, podia!
Qualquer um de nós fazia bem melhor que a MobiE, fazia, ou não, depende dos entraves que tivéssemos, talvez (certamente) existam forças "mais fortes" do que a vontade da MobiE nestes assuntos! Chama-se ouro negro por algum motivo!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Spin » 08 jul 2019, 16:13

brunoa Escreveu:
08 jul 2019, 15:56
...
Quando ao descrédito, desculpa mas não entendo a afirmação. Cada vez mais estou convicto de que a ME deveria dar q salto de gigante.
...
Ao utilizar o substantivo masculino descrédito pretendia subentender que agora há uma falta de confiança, reputação desfavorável, péssima fama que a ME atingiu, não por mérito própria, mas sim, pelos agentes decisores que gravitam à volta dela. Contrariamente às expetativas de quando os carregamentos passassem a ser pagos tudo mudava para melhor.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por rimsilva » 08 jul 2019, 16:46

Não acredito que a ME fique comprometida, longe disso, acredito que dentro de um par de anos ninguém se lembre de como eram as coisas em 2011 com meia dúzia de carros ou desde 2016 até hoje, onde as vendas de VE's crescem exponencialmente e rede aumenta a conta gotas...

Aquilo que me deixa mais frustrado é ver oportunidades a serem perdidas... E não termos uma rede mais abrangente e um sistema a funcionar.

Está mais do que visto que uma boa ideia pode ser completamente subvertida pela incompetência ou falta de interesse de quem fica responsável pela implementação, mas isso não implica que se tenha de mudar de estratégia, bem pelo contrário, o que tem de mudar são as pessoas que não servem os interesses da ME.

Não acho que a mobi.e seja pior ou melhor que a CEIIA, a ERSE, o Ministro do Ambiente, etc... Têm sido todos maus porque não vemos melhorias para os utilizadores de VE, a meu ver o maior responsável é o Ministro, visto ser ele que tem o poder para fazer acontecer, mas não só não o faz com se dá ao desplante de brincar com quem tem VE, só que infelizmente quando aparece em publico em eventos sobre ME ainda acaba por ser bajulado.

Por diversas vezes tentei fazer ver à mobi.e o desastre que está a ser o upgrade da rede, onde se gasta tanto dinheiro em postos que funcionam 2 semanas, ficando depois fora de serviço, só porque ao perder a comunicação deixam de funcionar e não há ninguém que resolva o assunto. Se é grave que isto aconteça a um posto acabado de reparar, mais grave ainda a meu ver é a mobi.e saber deste problema e não tomar medidas ao fim de mais de 1 ano.

As coisas não mudam com boas intenções, mudam com acções, com controlo e penalizações, mas infelizmente vivemos num pais onde a responsabilidade morre sempre solteira....

A rede piloto há muito que já deveria ter passado para as autarquias, que deveriam ser OBRIGADAS a manter os postos funcionais, algumas até iriam agradecer porque hoje em dia têm pouca autonomia e mesmo já fazendo muito (com conhecimento de causa posso falar de Gaia e Famalicão), poderiam fazer muito mais, as outras teriam de seguir o mesmo caminho.

A outra medida já implicaria alterações mais profundas, porque obrigado a mudar as leis ridículas na ME em Portugal, para acabar com a intervenção dos CEME's no processo e deixar aos OPC a gestão da actividade de carregamento a 100%, como deveria ser desde o inicio e como acontece em todo o mundo.

Acredito que estas 2 medidas e mantendo os mecanismo de controlo da actividade da ME previstos na lei, tudo seria diferente.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2019, 22:45

O Regulamento da Mobilidade eléctrica (ERSE) refere muita coisa sobre as responsabilidades dos OPC, dos CEME e dos DPC para com a EGME (mobie) contudo não refere nenhuma obrigação do EGME para com os restantes intervenientes.

Há, contudo, um ponto bastante interessante que está descrito na Secção II Artigo 42º (Indicadores de Qualidade de Serviço) e que diz o seguinte:
1- A EGME deverá proceder, em cada ano civil, à caracterização da qualidade de serviço dos diversos pontos de carregamento, devendo para o efeito determinar o conjunto de indicadores identificado no Manual de Procedimentos da EGME.
2- A EGME deverá enviar anualmente à ERSE a informação referida no número anterior, até dia 15 de março.

Dito isto, gostava de saber o que é que a Mobie envia à ERSE acerca da qualidade do serviço, ainda para mais, só os CEME e os OPC é que podem ser "alvo de reclamação" por parte do UVE.

Este regulamento devia ser revisto...

Pergunto ainda, se em caso de "apagão" da Mobie, esta não deveria indemnizar os CEME e os OPC por perdas. Hoje até podem ser valores "baixos" para "apagões" de algumas horas, no futuro poderá representar prejuízos de centenas de milhares de euros.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Erbium » 09 jul 2019, 09:30

RJSC Escreveu:
08 jul 2019, 13:14
daqui a pouco há mais uma greve de transporte de combustível. :lol:
Já está marcada para Agosto, salvo erro...

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por brunoa » 09 jul 2019, 11:21

rimsilva Escreveu:
08 jul 2019, 16:46
As coisas não mudam com boas intenções, mudam com acções, com controlo e penalizações, mas infelizmente vivemos num pais onde a responsabilidade morre sempre solteira....
É uma realidade tão presente neste nosso pequeno pais! Mas em todas as áreas. E no meu caso especifico, por muito que as tente combater, parece que cai sempre em "saco roto".
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por jfr2006 » 09 jul 2019, 14:25

Hoje por milagre foi ligado mais um PCR, desta feita em cascais... :shock:

Responder

Voltar para “Carregamento”