Adaptador para tomada Schuko

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por Lavorama » 12 jul 2011, 19:34

Informo que o meu adaptador DIY CEE-Schuko com 1 metro de cabo de 3x2,5mm teve ontem o seu baptismo de fogo e aguentou-se a carregar uma hora.

Quanto ao teste do calor, posso dizer que os pinos estavam quentes, mas nada que me impedisse de os tocar o tempo que quisesse, pelo que muito provavelmente (gente menos leiga dirá melhor) a geringonça aguentará um período de carregamento bem superior.

O resultado deixou-me feliz, por um lado, porque representa um aumento efectivo enorme da autonomia do Leaf. Mas, por outro lado, dá-me uma raiva imensa cada vez que olho para o meu Homecharger Efacec e penso no que custou.

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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por ruimegas » 12 jul 2011, 20:39

Lavorama Escreveu:Informo que o meu adaptador DIY CEE-Schuko com 1 metro de cabo de 3x2,5mm teve ontem o seu baptismo de fogo e aguentou-se a carregar uma hora.

Quanto ao teste do calor, posso dizer que os pinos estavam quentes, mas nada que me impedisse de os tocar o tempo que quisesse, pelo que muito provavelmente (gente menos leiga dirá melhor) a geringonça aguentará um período de carregamento bem superior.

O resultado deixou-me feliz, por um lado, porque representa um aumento efectivo enorme da autonomia do Leaf. Mas, por outro lado, dá-me uma raiva imensa cada vez que olho para o meu Homecharger Efacec e penso no que custou.
O Problema não está no adaptador mas sim no circuito em que se liga a tomada schuko pois pode não estar preparada para estar a ser puxado continuamente cerca de 3700 W, leia-se 16 amperes sem incendiar o circuito da casa onde está ligado...por isso muita atenção a essas ligações
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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por Lavorama » 12 jul 2011, 21:03

Daí a ressalva para os menos leigos.

E como saber se o circuito está preparado?

Não há maneira de pôr o EVSE do Leaf a puxar só 10 amp, poupando os 600€ do cabo que ainda nem sequer existe?

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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por mjr » 12 jul 2011, 21:20

Lavorama Escreveu:Daí a ressalva para os menos leigos.

E como saber se o circuito está preparado?

Não há maneira de pôr o EVSE do Leaf a puxar só 10 amp, poupando os 600€ do cabo que ainda nem sequer existe?
A melhor maneira de saber é perguntar a quem sabe (um bom electricista deve ser suficiente... mas de preferência um Eng. ;) ), para fazer uma inspecção ao circuito. Legalmente os circuitos têm de estar preparados e com protecções para o caso de sobrecargas. Teoricamente deveria ser impossível um cabo sobre-aquecer, pois o disjuntor do circuito dispararia muito antes disso.

Há maneira de pôr o EVSE do LEAF a pedir só 10A... mas implica abrir o EVSE e perder a garantia dele. Penso que deveria ser possível limitar manualmente a corrente máxima de carga no carro.
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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por RJSC » 13 jul 2011, 01:18

mjr Escreveu: Há maneira de pôr o EVSE do LEAF a pedir só 10A... mas implica abrir o EVSE e perder a garantia dele. Penso que deveria ser possível limitar manualmente a corrente máxima de carga no carro.
As últimas fotos internas do EVSE que vi tinham todos os componentes e a placa de circuito impresso imersas em resina preta, por isso não dá. Só se nos dados em Portugal a placa não vier imersa em resina.

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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por mjr » 13 jul 2011, 07:50

Nos EU já alteraram o EVSE, alterando o sinal piloto. Penso que uma vez que a PCB está resinada tiveram de cortar o fio do sinal piloto que liga a essa PCB e colocaram uma nova placa a gerar a esse sinal.
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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por RJSC » 13 jul 2011, 11:39

mjr Escreveu:Nos EU já alteraram o EVSE, alterando o sinal piloto. Penso que uma vez que a PCB está resinada tiveram de cortar o fio do sinal piloto que liga a essa PCB e colocaram uma nova placa a gerar a esse sinal.
Além de gerar um sinal novo para o carro é preciso "carregar" a linha que sai da placa com resina para ela fechar os relés, senão ela pensa que não tem um carro e corta a corrente. Mas assim não fica nada seguro, pois a placa não desliga a corrente quando se tira a ficha do carro. Se calhar eles tiraram a placa resinada e meterem uma nova inteira, só pra aproveitar a caixa e a ficha J1772.

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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por ruimegas » 13 jul 2011, 15:21

Na continuação da vossa conversa de "génios" na qual eu não posso nem quero me meter aproveito para colocar aqui umas coisinhas que podem ser do interesse para a vossa discussão ;)

"This weekend I decided to see if I could build a control pilot based on the J1772 Spec. I am really frustrated with the current lack of good options. I received an outrageous quote from AV like most others here and I am not about to buy from them and have it installed.

My perfect EVSE would be:
Simple
Small (portable)
Inexpensive
It does not need any features other than those to keep it safe and make it work well. The cars can implement all the cool stuff.

So... I pulled together some parts I had on hand. An Atmel 328 Microcontroller an LCD screen some switches, resistors and a few other basic components.

I was able to generate the 1khz pilot signal and use a couple of switches to select higher/lower current settings by telling the micro controller to adjust the duty cycle of the pilot.

The Micro controller properly detects all the J1772 EV states by “Not Connected" 12V, "EV Connected" 9V, "EV Ready - Charging" 6V - "EV Ready - Ventilation required" 3V and pilot "Error" 0V.

I have not implemented the Negative 12V safety check and GFI detection because I did not have the required parts on hand.

I have posted a pretty bad video on youtube here: [youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... MfpxmG4zNE[/youtube]
Sorry for the quality, I was late for work but I wanted to get it posted."

Em: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=26&t=2736
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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por RJSC » 13 jul 2011, 16:05

Será que a malta dos VE's em Portugal está interessada adaptações de EVSE ajustável?
Se estiverem até se podem depois encomendar placas fabricada profissionalmente. As fichas para o carro é que custam pra cima de 300€! :shock:
Parece que a solução é mesmo adaptar o EVSE de origem para aproveitar a ficha e cabo.
O pessoal nesse tópico parece que já vai mandar fazer placas. Provavelmente eles vão vender placas e nós podemos mandar vir e adaptar.
O mais difícil nisso tudo para mim é mesmo o software... :?

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Re: Adaptador para tomada Schuko

Mensagem por mjr » 13 jul 2011, 16:49

Eu no meu caso não necessito e não queria arriscar danificar o meu único meio de carregamento. Mas se houver interessados a arriscar o EVSE posso ajudar.
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