Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 11 jan 2022, 16:16

Gostaria de voltar a um tema que me é muito querido porque... voltei a olhar para uma factura de electricidade da "minha" empresa.

Há uns tempos tinha aqui colocado uma factura e concluímos que o custo por kWh eram 12,5cts/kWh COM IVA. Pagando potências de ponta, potência contratada, reactiva, CAV, tudo e mais alguma coisa que não se paga na ME. Incluindo IVA. Fica aqui
viewtopic.php?f=29&t=7848&p=139168#p139168
Nesta altura o comercializador era um nome sonante ibérico.

Agora tenho aqui uma factura de Novembro/Dezembro (TAR antiga, vou voltar a fazer este exercício quando tiver uma deste ano). De um comercializador que eu nem sabia quem era, tive de ir procurar. Afinal há muitos comercializadores com bons preços por aí. Desta vez não vou colocar o print, não é facilmente "anonimizável"(isto existe sequer?) :mrgreen:
Estamos novamente a falar de uma pequena PME com ~~50 colaboradores e um PT de 200kVA (acho eu).

Começando pelo fim, no total a energia ficou mais cara que antes, julgo que por ser inverno tem bastante mais potências de pontas. 22173kWh custaram 3016€ logo 13,6cts/kWh preço final com IVA. Estamos a falar de 4 períodos horários em que pontas + cheias são 70% do consumo (e isto não é um pormenor, de todo!).
Mas desta vez queria fazer uma análise diferente.

O custo apenas da energia (tirando a TAR - que não está discriminada por período horário) foi de 824€. Ora isto dá um preço médio da energia de 0,0372€/kWh. Vou dizer outra vez: 3,72cts/kWh é o custo médio apenas da energia, em que 70% são pontas e cheias.
Também quer dizer que, excluindo o IVA da factura, todas as taxas (potência, pontas, reactiva, TAR, CAV) custaram em média 0,0725€/kWh. Mais ou menos em linha com o valor da TAR em MT, em média não? E é uma TAR subsidiada.

3,72cts/kWh é a quanto uma pequena PME compra a energia. E depois ficamos admirados com os 20cts/kWh do Continente... Ainda ganham bom dinheiro.

Edit: como agora está na moda esta coisa dos preços apenas da energia, achei que era uma análise interessante
Última edição por BrunoAlves em 11 jan 2022, 16:27, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1672
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 11 jan 2022, 16:22

BrunoAlves Escreveu:
11 jan 2022, 16:16
Começando pelo fim, no total a energia ficou mais cara que antes, julgo que por ser inverno tem bastante mais potências de pontas. 22173kWh custaram 3016€ logo 13,6€/kWh preço final com IVA. Estamos a falar de 4 períodos horários em que pontas + cheias são 70% do consumo (e isto não é um pormenor, de todo!).
Mas desta vez queria fazer uma análise diferente.

O custo apenas da energia (tirando a TAR - que não está discriminada por período horário) foi de 824€. Ora isto dá um preço médio da energia de 0,0372€/kWh. Vou dizer outra vez: 3,72cts/kWh é o custo médio apenas da energia, em que 70% são pontas e cheias.
Também quer dizer que, excluindo o IVA da factura, todas as taxas (potência, pontas, reactiva, TAR, CAV) custaram em média 0,0725€/kWh. Mais ou menos em linha com o valor da TAR em MT, em média não? E é uma TAR subsidiada.

3,72cts/kWh é a quanto uma pequena PME compra a energia. E depois ficamos admirados com os 20cts/kWh do Continente... Ainda ganham bom dinheiro.
:clap:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 11 jan 2022, 16:52

BrunoAlves Escreveu:
11 jan 2022, 16:16
Gostaria de voltar a um tema que me é muito querido porque... voltei a olhar para uma factura de electricidade da "minha" empresa.

Há uns tempos tinha aqui colocado uma factura e concluímos que o custo por kWh eram 12,5cts/kWh COM IVA. Pagando potências de ponta, potência contratada, reactiva, CAV, tudo e mais alguma coisa que não se paga na ME. Incluindo IVA. Fica aqui
viewtopic.php?f=29&t=7848&p=139168#p139168
Nesta altura o comercializador era um nome sonante ibérico.

Agora tenho aqui uma factura de Novembro/Dezembro (TAR antiga, vou voltar a fazer este exercício quando tiver uma deste ano). De um comercializador que eu nem sabia quem era, tive de ir procurar. Afinal há muitos comercializadores com bons preços por aí. Desta vez não vou colocar o print, não é facilmente "anonimizável"(isto existe sequer?) :mrgreen:
Estamos novamente a falar de uma pequena PME com ~~50 colaboradores e um PT de 200kVA (acho eu).

Começando pelo fim, no total a energia ficou mais cara que antes, julgo que por ser inverno tem bastante mais potências de pontas. 22173kWh custaram 3016€ logo 13,6cts/kWh preço final com IVA. Estamos a falar de 4 períodos horários em que pontas + cheias são 70% do consumo (e isto não é um pormenor, de todo!).
Mas desta vez queria fazer uma análise diferente.

O custo apenas da energia (tirando a TAR - que não está discriminada por período horário) foi de 824€. Ora isto dá um preço médio da energia de 0,0372€/kWh. Vou dizer outra vez: 3,72cts/kWh é o custo médio apenas da energia, em que 70% são pontas e cheias.
Também quer dizer que, excluindo o IVA da factura, todas as taxas (potência, pontas, reactiva, TAR, CAV) custaram em média 0,0725€/kWh. Mais ou menos em linha com o valor da TAR em MT, em média não? E é uma TAR subsidiada.

3,72cts/kWh é a quanto uma pequena PME compra a energia. E depois ficamos admirados com os 20cts/kWh do Continente... Ainda ganham bom dinheiro.

Edit: como agora está na moda esta coisa dos preços apenas da energia, achei que era uma análise interessante
Essa analise também depende do timming da contratualização da energia e quando poderão ou não ser revistas.

Também já há muito tempo que abordei esse tema aqui onde os valores "custo total" rondavam os 12,5 centimos/kWh, para uma empresa com uma dimensão maior que essa, onde os custos mensais de energia ultrapassam os 20.000€.

No entanto recentemente, numa reunião, foi abordado a temática da energia e o responsável da empresa estava orgulhoso do contrato que fez (com a duração de 5 anos, salvo erro), porque tinha conhecimento de alguns casos complicados para quem não tinha garantido um bom negócio com antecedência.

A situação actual não será de facto fácil para todos e depende muito de caso para caso, de qualquer forma, estamos a falar de uma situação extraordinária, que se espera que seja ultrapassada no curto prazo.

A mobilidade eléctrica não serve de grande exemplo, do meu ponto de vista, é um sistema montado para dar lucro a 2 intervenientes (CEME e OPC), logo o consumidor não pode estar à espera de muito.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 11 jan 2022, 16:55

rimsilva Escreveu:
11 jan 2022, 16:52
(...), logo o consumidor não pode estar à espera de muito.
...excepto na factura! :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 11 jan 2022, 17:50

A avaliar pela colaboração recente da miio e power dot, se calhar o roaming vai ser vários postos que vão ter QR codes que permitem carregamentos ad-hoc a qualquer pessoa com cartão de crédito, seja portuguesa ou não.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 11 jan 2022, 18:23

rnlcarlov Escreveu:
11 jan 2022, 17:50
A avaliar pela colaboração recente da miio e power dot, se calhar o roaming vai ser vários postos que vão ter QR codes que permitem carregamentos ad-hoc a qualquer pessoa com cartão de crédito, seja portuguesa ou não.
Portanto, uma pessoa chega junto a um desses PCN/PCR, faz scan do QRCode, faz download da App Miio Electric, carrega saldo com um Cartão de Crédito e por fim coloca a carregar... mas como os preços estão indexados ao MIBEL e essa pessoa até reparou que os outros CEME têm melhores preços, como faz download da App do CEME mais vantajoso? Usa outro QRCode colado no PCN/PCR ou pesquisa na Store por essa App? Seja como for, tirando a EVIO e a ViaVerde Electric - Ionity também? - não conheço mais nenhum CEME a oferecer uma App de carregamento, por isso para usar um desses CEME a única alternativa será pedir um cartão e fazer um contracto... por esta altura essa pessoa já terá 3 Apps instaladas, cada qual com o Cartão de Crédito associado, para poder usar a rede nacional de PCN/PCR e a cada utilização terá que recorrer a essas App para saber qual o CEME mais vantajoso...

Fácil e dá milhões... excepto para o UVE!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 11 jan 2022, 19:13

Se uma pessoa reparou que o CEME x, y ou z fica mais barato muito provavelmente é porque já tem a app da miio, não sendo quase de certeza uma pessoa em roaming. A ideia aqui parece-me ser um sistema que permita um utilizador muito ocasional, como um turista poder aceder facilmente ao carregador. Quando se usam serviços de roaming nos carregadores de países europeus, é bem provável encontrarem-se outras maneiras de carregar num determinado carregador mais económicas do que através desse serviço. Mas a simplicidade também tem o seu valor.
Para além disso a utilização de um preço indexado não significa necessariamente mais caro ou apenas mais barato 1h por semana. Bem sei que se está a criar esse estigma pois houve uma migração para o modelo indexado em plena crise energética. Mas num mercado normal não existem assimetrias tão gritantes e o preço médio ao longo do dia tende e ser bastante interessante.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 11 jan 2022, 20:06

rnlcarlov Escreveu:
11 jan 2022, 19:13
Se uma pessoa reparou que o CEME x, y ou z fica mais barato muito provavelmente é porque já tem a app da miio, não sendo quase de certeza uma pessoa em roaming. A ideia aqui parece-me ser um sistema que permita um utilizador muito ocasional, como um turista poder aceder facilmente ao carregador. Quando se usam serviços de roaming nos carregadores de países europeus, é bem provável encontrarem-se outras maneiras de carregar num determinado carregador mais económicas do que através desse serviço. Mas a simplicidade também tem o seu valor.
Para além disso a utilização de um preço indexado não significa necessariamente mais caro ou apenas mais barato 1h por semana. Bem sei que se está a criar esse estigma pois houve uma migração para o modelo indexado em plena crise energética. Mas num mercado normal não existem assimetrias tão gritantes e o preço médio ao longo do dia tende e ser bastante interessante.
Estava a tentar evidenciar que continuamos no caminho de ter várias Apps. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 12 jan 2022, 14:31

Eu não percebo qual é o problema de ter várias Apps. O que o modelo permite é ter uma só ou um só cartão para aceder a todos os postos. Ter mais para conseguir otimizar todas as situações é opção do UVE, tal como antes ia abastecer na BP ao sábado ou à Galp no Domingo (estou a inventar, não faço ideia das políticas de preços com base no dia no mercado de combustíveis). Deve é tentar o CEME que lhe dê uma oferta mais equilibrada para poder carregar a um preço próximo do melhor em todas as situações.

Noutros sistemas o UVE tem de ter vários cartões/Apps, no nosso pode, se quiser, ter vários cartões/Apps. Parece-me uma diferença bastante relevante. Claro que em 2014 quando saiu o DL que regula a ME o panorama no estrangeiro era muito pior, não havendo roaming entre nenhum operador, hoje já é bem melhor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 12 jan 2022, 14:33

BrunoAlves Escreveu:
11 jan 2022, 16:16
Gostaria de voltar a um tema que me é muito querido porque... voltei a olhar para uma factura de electricidade da "minha" empresa.

Há uns tempos tinha aqui colocado uma factura e concluímos que o custo por kWh eram 12,5cts/kWh COM IVA. Pagando potências de ponta, potência contratada, reactiva, CAV, tudo e mais alguma coisa que não se paga na ME. Incluindo IVA. Fica aqui
viewtopic.php?f=29&t=7848&p=139168#p139168
Nesta altura o comercializador era um nome sonante ibérico.

Agora tenho aqui uma factura de Novembro/Dezembro (TAR antiga, vou voltar a fazer este exercício quando tiver uma deste ano). De um comercializador que eu nem sabia quem era, tive de ir procurar. Afinal há muitos comercializadores com bons preços por aí. Desta vez não vou colocar o print, não é facilmente "anonimizável"(isto existe sequer?) :mrgreen:
Estamos novamente a falar de uma pequena PME com ~~50 colaboradores e um PT de 200kVA (acho eu).

Começando pelo fim, no total a energia ficou mais cara que antes, julgo que por ser inverno tem bastante mais potências de pontas. 22173kWh custaram 3016€ logo 13,6cts/kWh preço final com IVA. Estamos a falar de 4 períodos horários em que pontas + cheias são 70% do consumo (e isto não é um pormenor, de todo!).
Mas desta vez queria fazer uma análise diferente.

O custo apenas da energia (tirando a TAR - que não está discriminada por período horário) foi de 824€. Ora isto dá um preço médio da energia de 0,0372€/kWh. Vou dizer outra vez: 3,72cts/kWh é o custo médio apenas da energia, em que 70% são pontas e cheias.
Também quer dizer que, excluindo o IVA da factura, todas as taxas (potência, pontas, reactiva, TAR, CAV) custaram em média 0,0725€/kWh. Mais ou menos em linha com o valor da TAR em MT, em média não? E é uma TAR subsidiada.

3,72cts/kWh é a quanto uma pequena PME compra a energia. E depois ficamos admirados com os 20cts/kWh do Continente... Ainda ganham bom dinheiro.

Edit: como agora está na moda esta coisa dos preços apenas da energia, achei que era uma análise interessante
Tens de dizer quem é esse comercializador, é um preço bombástico (pelo menos comparando com os que tenho na minha empresa).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”