Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 09 dez 2020, 19:43
Eu disse que não sei a lei de cor (porque naturalmente há areas/temas que não podem estar detalhadas na lei), mas que deveria olhar para esse aspecto.
O que aparece com maior relevo é o controlo da disponibilidade do posto para o utilizador, não o custo do mesmo.
Não é verdade, respondi a tudo o que foi escrito.zeuz Escreveu: ↑09 dez 2020, 13:10Estávamos a falar dos postos não-concessionados, certo ?
Tu próprio apresentaste percentagens de distribuição de PCN por potência, onde se vê que a maioria são de 22kW.
E julgo não ser nenhuma dificuldade em imaginar que a tendência será para instalar PCN's de 22kW, tanto os novos, como os que vão avariando e sem reparação possível.
Também só pegaste em parte do que escrevi e no entanto não te estou a questionar sobre tal...
A questão é a forma como se olha para assunto e a constante critica, com a generalização das situações, dando a ideia que é assim para todos os casos, o que não é verdade, porque além dos postos de 22 KW serem 54% dos postos da totalidade, há os restantes 46% e ainda os 12% dos postos totais que são cobrados ao kWh.
Se os VE não aproveitarem a 100% a capacidade o carregamento será caro, mas isso não torna impossivel que outros VEs com carregador de 16 ou 11 KW, não possam carregar com um custo inferior um carro a combustão.
Da mesma forma que a "regra" está a passar de monofásico para trifásico 11 kW, no futuro pode passar a ser de 22 kW (minimo como opcional)zeuz Escreveu: ↑09 dez 2020, 13:10A Hyundai/KIA vai disponibilizar carregador interno AC de 11kW para MY2021.
O Jaguar iPace passou a ter um carregador interno AC de 11kW para MY2021.
Outros fabricantes mudaram para carregadores internos AC de 11kW de série ou como opção.
Quantos modelos conheces tu que disponibilizam ou vão disponibilizar carregadores internos AC de 22kW ?
O ZOE é dos mais vendidos e dos mais importados, certo!
Estás a dizer que são mais do que a soma de : Nissan Leaf, Hyundai Ioniq, Hyundai Kauai, Kia e-Soul, Kia e-Niro, Citroën C-zero, Peugeot iOn, Mitsubishi i-MiEV, entre outros modelos que carregam em monofásico ?
Além dos poucos modelos que já existem, o Porche e E-tron são 2 casos com opcional (possivelmente outros do grupo VW se seguirão), na Renault irá continuar a lançar modelos com 22 kW, como o Twingo. No entanto, como referi acima isso não é impeditivo, nem mais caro do que andar a combustão, que os postos de 22 kW sejam usados por VEs com 11 kW trifásico.
Não interpreto como um ataque, nem o que digo/escrevo é para atacar ninguém.
Apenas não concordo com a forma como se pega em exemplos extremos e se toma como sendo a regra, no facebook é constante este tipo de abordagem, no entanto aqui neste forum, acho que temos a obrigação de não generalizar.
Devemos antes identificar os OPCs a evitar, elogiando e previligiando os OPC que, mesmo com todas as dificuldades do modelo, conseguem apresentar preços comportáveis, continuando a investir no alargamento da rede.
Como é o caso de uma empresa pequena como a KLC, da "gasolineira" Prio (tão mal tratada no 1º concurso publico de PCRs) e a Helexia com a parceria com o Auchan. Isto para os PCNs (porque nos PCRs que já foram apelidados de "roubo" hoje parece que ninguém se lembra disso), sem considerar os locais bonificados para clientes e os tarifários especiais que os construtores estão a começar a disponibilizar.