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Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 01:34
por BrunoAlves
Eu não estou preocupado em ter razão e, como disse, não tenho intenções de mudar a opinião de ninguém.

Os exemplos que dei são casos práticos e aconteceram ou podiam perfeitamente ter acontecido comigo. Um dos exemplos que o Nonnus deu devia ser auto-explicativo: quem trabalhe por turnos.
Não fiquei às 4 mas ficaria às 6 se fosse no dia que deixaste o carro acampado. E não foi contigo mas já carreguei em MG em segunda fila de madrugada também.
Não foi às 4 mas foi às 7 que ontem tive de dar que fazer ao cabo de 10m porque outras pessoas também estavam demasiado ocupadas a descansar para irem tirar o carro dos lugares de carregamento.
Há uns anos (poucos) em Braga tive de deixar o carro em segunda fila porque não conseguia ir a lado nenhum e os lugares de carregamento estavam ocupados por residentes. Estariam a dormir ainda? É possível, era cedo. Qual é a hora limite que já é obrigatório ir tirar o carro? Se forem jovens que tenham vindo da noite, contam as 8h de sono recomendadas? ;)
Aliás, situações em que carreguei em segunda fila depois de avisar as autoridades que o estava a fazer já tenho meia dúzia. Abençoado cabo de 10m :dance: Tu costumas dizer que não contas com os PCN em viagem, eu é exactamente ao contrário por isso é natural que tenha mais "encontros imediatos" desse género

Como disse na mensagem anterior, são tantas as situações em que é fácil justificar a nossa "prioridade"...
No exemplo que dei do meu carro em MG (e que podia fazer, mas não acho isso correcto) deixava lá o carro a acampar das 11 da noite até de manhã. Vá, 10 da manhã para tomar o pequeno almoço descansado. Isto era correcto? É diferente de acabar às 4 e ficar até às 8? Qual é o limite de horas de acampamento para ser correcto? É o que nos dá jeito a cada altura?
Demasiadas variáveis.

O "teu" caso, que discutimos, para mim não é menos gritante, uma zona de férias, milhares de pessoas numa pequena vila que tem UM posto (e o ano passado por exemplo vim de Altura carregar a MG porque era o único posto das redondezas, este ano já há lá também) e tu achas normal deixar o carro acampado depois de carregar. Ainda não me respondeste se achas que o teu direito a dormir enquanto o teu carro acampa é ou não superior ao meu direito de sair com a família à hora que entendemos.
É a tua forma de estar e seguramente não vamos chegar a uma opinião comum.

Quando a oferta exceder ou colmatar a procura não tenho nada a dizer. Actualmente isso não acontece e da minha parte carros a fazer de conta que carregam têm direito a uma chamada para as autoridades. Se depois ninguém faz nada já não posso controlar.

Edit:
pemifer Escreveu:
03 nov 2021, 00:39
Se vocês não estivessem tão preocupados em ter razão, e a tentar demonstrar em como eu sou um monstro egoista, até se aperceberiam do ridiculo da situação. O que vocês defendem parece mais uma anedota do que uma situação da vida real.
Esse argumento dá para os 2 lados. Se não estivesses tão preocupado em ter razão e a tentar demonstrar como é ridículo o meu ponto de vista, até te apercebias do ridículo da situação. O que tu defendes é a possibilidade de ocupar indevidamente um recurso de utilização pública, podendo prejudicar outras pessoas que precisem dele, por um período não definido de horas, até parece mais uma anedota que uma situação da vida real.
:mrgreen:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 08:15
por ogadiv
Resumindo, o que interessa é eu desenrascar me, os outros que se amanhem...
Como referiu o Bruno, se o padeiro acaba de trabalhar as 7 da manhã, deixar o carro a carregar até quando acordar, só temos de rezar que ele não durma mto... :clap:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 09:56
por mjr
Já me referi a este tema anteriormente mas reforço a ideia: Carregamento durante a noite em PCN na via pública em ambiente urbano deve permitir que o VE fique estacionado após o fim da carga. Assim não sendo deixa de fazer sentido para quem não tem garagem carregar na via pública porque é ridículo ter de se levantar a meio da noite para ir retirar o carro.

Esta é uma questão do bem geral contra casos específicos. Por causa de meia dúzia de hipotéticas situações em que alguém chega a meio da noite e não tem PCVE disponíveis e está à rasca, a enorme maioria das pessoas que dorme de noite seria confrontada com ter de ir a meio do sono retirar o seu veículo do PCVE. Em 2021, com cada vez mais PCRs em meio urbano, nem sequer seria uma situação de ficar apeado, mas apenas e só de conforto para quem chega a essa hora e quer deixar o carro a carregar o resto da noite.

Atenção que apenas defendo a possibilidade de o VE ficar a ocupar o posto após o término em situações particulares:

- Ambiente urbano
- PCN com <=11kW de potência.
- Entre as 22:00 e as 8:00

Para evitar que às 22:01 termine a carga e fique a ocupar o posto por 10 horas, deve ser cobrada uma tarifa mínima, que garante o pagamento de, por exemplo, 4 horas de carga.

A minha ideia é que devemos dar a quem não tem o conforto de poder carregar em casa durante a noite uma experiência o mais semelhante possível usando carregamento na via pública. Negar isso por algumas hipotéticas situações é, a meu ver, irrazoável.

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 10:39
por Nonnus
pemifer Escreveu:
03 nov 2021, 00:39
Em relação á comparação entre o desligamento total da rede e um PCN ocupado, nem sei em que planeta isto será comparável...
Assim é difícil "falar contigo". Acho que todos percebemos o que se esta a comparar menos tu. Ficaste privado de carregar, não ficaste? Não conseguiste prosseguir a tua viagem como tinhas planeado, pois não? Ficaste contente de ficar apeado porque não conseguiste carregar?

Então qual é a diferença de teres um carro acampado num posto de carregamento que te priva de carregar?

É só isto, o privar alguém de carregar por todos os motivos que não seja o uso do carregador para carregar.
ogadiv Escreveu:
03 nov 2021, 08:15
Como referiu o Bruno, se o padeiro acaba de trabalhar as 7 da manhã, deixar o carro a carregar até quando acordar, só temos de rezar que ele não durma mto... :clap:
:lol: :lol:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 10:43
por rnlcarlov
É certo que não se consegue agradar a gregos e troianos. Logo o que faz mais sentido para mim é uma política que permita tirar o maior número de ICE da estrada. E penso que isso se consegue através de uma medida que beneficie a maioria, ou seja, que trabalha de dia e não tem onde carregar em casa. Obrigar essas pessoas a ter de vir tirar os carros a meio da noite é mais de meio caminho andado para não fazerem a transição.

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 10:53
por zeuz
rnlcarlov Escreveu:
03 nov 2021, 10:43
É certo que não se consegue agradar a gregos e troianos. Logo o que faz mais sentido para mim é uma política que permita tirar o maior número de ICE da estrada. E penso que isso se consegue através de uma medida que beneficie a maioria, ou seja, que trabalha de dia e não tem onde carregar em casa. Obrigar essas pessoas a ter de vir tirar os carros a meio da noite é mais de meio caminho andado para não fazerem a transição.
Não te preocupes com isso... da maneira como está a evoluir a instalação de PCR/PCN e as tarifas praticadas, o futuro será o mesmo de abastecer gasolina, ou seja, vais de propósito a um local para carregar e depois vais à tua Vida... :roll:

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 10:53
por Nonnus
mjr Escreveu:
03 nov 2021, 09:56
Esta é uma questão do bem geral contra casos específicos. Por causa de meia dúzia de hipotéticas situações em que alguém chega a meio da noite e não tem PCVE disponíveis e está à rasca, a enorme maioria das pessoas que dorme de noite seria confrontada com ter de ir a meio do sono retirar o seu veículo do PCVE. Em 2021, com cada vez mais PCRs em meio urbano, nem sequer seria uma situação de ficar apeado, mas apenas e só de conforto para quem chega a essa hora e quer deixar o carro a carregar o resto da noite.
Compreendo tudo o que escreveste. Mas as hipotéticas situações são casos reais. Vamos supor o seguinte. Saí do trabalho as 4 da manhã chego a casa também tenho o mesmo direito que o meu vizinho de carregar no PCN, ou não?

Ou vou ter que perder mais 20 ou 30 minutos a ir a um PCR carregar porque o meu vizinho deixou lá o carro pendurado a noite toda privando-me a mim de carregar e não paga nada por isso. As situações são tantas que a mim não me faz sentido alguém privar o próximo de carregar só porque é a hora x ou y.

Da mesma maneira que é castrador para a ME haver essa penalização, também é castrador para a ME alguém querer usar um PCN e estar um carro acampado sem estar a carregar.

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 12:43
por Erbium
Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 10:53
Da mesma maneira que é castrador para a ME haver essa penalização, também é castrador para a ME alguém querer usar um PCN e estar um carro acampado sem estar a carregar.
Ora nem mais, faz falta olhar para o mundo, tirar os olhos do umbigo!

Por sorte muitos destes casos resolvem-se com outra "taxa", multa! Muitas vezes o pessoal não tem coragem para chamar as autoridades e/ou estas não atuam com celeridade mas se não facilitássemos a chico espertice acabava rápido...

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 12:45
por rimsilva
mjr Escreveu:
03 nov 2021, 09:56
Já me referi a este tema anteriormente mas reforço a ideia: Carregamento durante a noite em PCN na via pública em ambiente urbano deve permitir que o VE fique estacionado após o fim da carga. Assim não sendo deixa de fazer sentido para quem não tem garagem carregar na via pública porque é ridículo ter de se levantar a meio da noite para ir retirar o carro.

Esta é uma questão do bem geral contra casos específicos. Por causa de meia dúzia de hipotéticas situações em que alguém chega a meio da noite e não tem PCVE disponíveis e está à rasca, a enorme maioria das pessoas que dorme de noite seria confrontada com ter de ir a meio do sono retirar o seu veículo do PCVE. Em 2021, com cada vez mais PCRs em meio urbano, nem sequer seria uma situação de ficar apeado, mas apenas e só de conforto para quem chega a essa hora e quer deixar o carro a carregar o resto da noite.
Acho que isso não é novidade nenhuma e todos percebem que havendo alternativas de PCR ou outra coisa qualquer, elas são usadas, a questão é onde não há essas alternativas, que será na maior parte do país.

Também não é dificil entender que se vivessemos na Noruega a situação seria outra, mas a realidade é que vivemos em Portugal.

Volto a uma frase que costumo aplicar muitas vezes, " A mobilidade eléctrica não é para todos, nem pode ser". Enquanto não existir redundância de postos ou tomadas de carregamento para todos, em muitos casos o melhor é não optar pela mobilidade eléctrica, evitando fazer ou dizer coisa que mais parece que as pessoas foram obrigadas a mudar para VE e que as "responsabilidades" dos seus atos nunca são delas, são sempre dos "outros"

Re: Pagamento de taxa após fim do carregamento

Enviado: 03 nov 2021, 14:09
por RJSC
Silence_S04.jpg
A mobilidade elétrica individual para quem não tem lugar em casa para o carro e enquanto não existirem táxis autónomos para toda a gente...
É levar a bateria para casa no fim do dia. Mas depois alguém se vem queixar que mora num prédio sem elevador. :roll: