Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 07 abr 2017, 10:39

VETL Escreveu:Que fique claro que me quero referir apenas àqueles veículos que não foram concebidos para ter nem têm "carga rápida" e cujos donos acham que têm o direito a usar equipamentos construídos para fazer "cargas rápidas", nem que para isso tenham que manipular ou construir adaptadores, esquemas não convencionais ou trafulhices. Isto é inaceitável.
VETL, isto é injusto para comigo.

Há outros exemplos de "trafulhice" que não foram recebidos com tanta incompreensão:
viewtopic.php?f=35&t=1640&start=490#p72841

A minha "trafulhice" é tão somente um adaptador Tipo2-> Tipo1 e foi inspirada por este post: https://speakev.com/threads/charging-te ... pids.2406/

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 07 abr 2017, 10:47

sosimple, para que fique claro, eu não sei se não faria o que tu fazes, estando o posto às moscas.
Não posso é admitir a reivindicação de qualquer direito de uso dos PCR's por esses carros, quando eles forem necessários para fazer aquilo para que são concebidos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Alx99 » 07 abr 2017, 10:48

VETL Escreveu:Sobre o tempo de carregamento rápido, a potência de uso do PCR e outras questões aqui debatidas... isso daria pano para mangas... a questão é discutível e essa treta toda. Mas sobre isso, apesar de ter a minha opinião, não a quis nem a quero discutir. Trata-se de dores de parto, com a mobilidade elétrica a avançar com cada vez mais veículos a disputar um aparecimento mais lento de postos de carga. Mas eu até acho isso positivo. É sinal que as coisas avançam.
Afinal em alguma coisa concordo consigo. Julgo adequada esta sua conclusão.

Mas já agora permita-me uma achega ainda relativa à desnecessidade de convocar para aqui o bom senso. O nosso ordenamento jurídico possui uma norma que penso poder dar resposta às suas preocupações. Trata-se do Abuso do Direito, presente no Código Civil (Art.º 334), estatuindo: "É ilegítimo o exercício de um direito, quando o titular exceda manifestamente os limites impostos pela boa fé, pelos bons costumes ou pelo fim social ou económico desse direito".

No fundo é o velho exemplo de faculdade, da fonte de água na aldeia, onde todos se abastecem e em determinado dia, alguém decide começar a encher depósitos de grande capacidade, impedindo que os demais concidadãos exerçam o seu direito de acesso à água.

A analogia para este nosso caso dos PCR's não me parece de todo descabida. No entanto, impedir, limitar ou condicionar liminarmente o razoável e universal acesso os restantes possuidores de veículos eléctricos (em todos os seus formatos e/ou tipos), vai para além dos limites da referida norma.

Por essa razão, julgo ser respeitável e adequada a opinião dos que defendem o acesso ao serviço pela ordem de chegada, com um limite de tempo de carregamento de 30 minutos, isto independemente da capacidade, velocidade ou tempo de carga do veículo em questão.

Por último, referir que no meu caso particular, tenho um veiculo que carrega no máx. 16 A, está equipado com uma tomada Mennekes, e para ser abastecido num PCR mediante a saída AC, não requereu qualquer transformação ou adaptação.
Última edição por Alx99 em 07 abr 2017, 11:09, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Batotinha » 07 abr 2017, 11:05

Alx99 Escreveu:Conclusão que poderemos todos retirar: como o VETL entende ser o detentor do bom senso, pressupõem-se que os restantes foristas mencionados, por defenderem opiniões distintas relativas a esta matéria, para si, já não o deverão possuir.
Não é só o VETL que tem esse tipo de "consenso". Conheço muitíssimos mais.
Já a questão de pugnar por soluções o mais abrangentes possível, (que não excluam, "textualmente" outros, é de elementar bom senso. :oops: Mas convém não ignorar o principio de um PCR, (e já dou o meu exemplo).
Aquilo que devemos fazer passar como principio de "construção", já que é da construção da rede de Postos de Carga, é que se possivel ao lado do PCR esteja tb 1 PCN. Mas o custo naquele espaço deve ser condicionado a meia hora e a um custo "diferente" do custo de qualquer posto(s) de carga normal. ! PCR tem que permanecer 1 PCR.
Mas se estiver livre, e um utilizador, (como eu em 2 rodas), estiver disposto a pagar sem prejudicar os "verdadeiros" utilizadores de PCR deve poder usar. Não prejudica ninguém... certo?
sosimple Escreveu:Pessoal, leiam o que eu escrevi. É aborrecido estar sempre a ser pintado como mau da fita quando não é o caso.
elementar! :P

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 07 abr 2017, 11:49

Alx99 Escreveu:
VETL Escreveu:Sobre o tempo de carregamento rápido, a potência de uso do PCR e outras questões aqui debatidas... isso daria pano para mangas... a questão é discutível e essa treta toda. Mas sobre isso, apesar de ter a minha opinião, não a quis nem a quero discutir. Trata-se de dores de parto, com a mobilidade elétrica a avançar com cada vez mais veículos a disputar um aparecimento mais lento de postos de carga. Mas eu até acho isso positivo. É sinal que as coisas avançam.
Afinal em alguma coisa concordo consigo. Julgo adequada esta sua conclusão.

Mas já agora permita-me uma achega ainda relativa à desnecessidade de convocar para aqui o bom senso. O nosso ordenamento jurídico possui uma norma que penso poder dar resposta às suas preocupações. Trata-se do Abuso do Direito, presente no Código Civil (Art.º 334), estatuindo: "É ilegítimo o exercício de um direito, quando o titular exceda manifestamente os limites impostos pela boa fé, pelos bons costumes ou pelo fim social ou económico desse direito".

No fundo é o velho exemplo de faculdade, da fonte de água na aldeia, onde todos se abastecem e em determinado dia, alguém decide começar a encher depósitos de grande capacidade, impedindo que os demais concidadãos exerçam o seu direito de acesso à água.

A analogia para este nosso caso dos PCR's não me parece de todo descabida. No entanto, impedir, limitar ou condicionar liminarmente o razoável e universal acesso os restantes possuidores de veículos eléctricos (em todos os seus formatos e/ou tipos), vai para além dos limites da referida norma.

Por essa razão, julgo ser respeitável e adequada a opinião dos que defendem o acesso ao serviço pela ordem de chegada, com um limite de tempo de carregamento de 30 minutos, isto independemente da capacidade, velocidade ou tempo de carga do veículo em questão.

Por último, referir que no meu caso particular, tenho um veiculo que carrega no máx. 16 A, está equipado com uma tomada Mennekes, e para ser abastecido num PCR mediante a saída AC, não requereu qualquer transformação ou adaptação.
Vejo que gosta muito de dar exemplos com a legislação (o que como principio está correcto), mas acaba por tirar conclusões muito além daquilo que está na letra da lei e muito provavelmente no espírito também.

O postos de carregamento rápidos são como o próprio nome indica, para carregar de forma rápida e por isso têm tomada Chademo, CCS e AC 43 kW, carros que não possuam estas capacidades de carregamento não deveriam usar os PCR's, os adaptadores são um abuso (assim como alegar que uma tomada mennekes 16A tem o mesma finalidade que uma 43 kW) que se enquadra no que refere: "o titular exceda manifestamente os limites impostos pela boa fé".

Os 30min só apareceram no Verão de 2016, porque alguém deve ter tido necessidade de "Impor" esta regra, o tão falado bom senso deve ter falhado... Acho que será uma regra de circunstância, porque quando forma a pagar duvido que se mantenha, o controlo será (certamente) pela via da penalização no pagamento.

Volto a referir que aceito aquilo que o sosimple refere, porque me parece sensato e aceitável, não alegando filas de espera nem o seu direito aos tais 30min de carregamento.

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Alx99 » 07 abr 2017, 13:16

Ilustre rimsilva

Já tinha dado por falta do seu exercício de contraditório aos meus post's.

Permita-me somente um esclarecimento: das normas jurídicas não se retiram conclusões, fazem-se é interpretações no sentido de as aplicar aos casos concretos.

Bem haja.

mikas
Mensagens: 26
Registado: 17 out 2016, 23:09
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mikas » 07 abr 2017, 14:03

Curioso como este tipo de discussão "interna" é tão transversal a tantos meios...

O problema é a falta de postos de carga e é por esses que se deveria estar a discutir e a exigir. Não sobre quem tem, ou não, direito de utilizar os poucos disponíveis...

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por santanamos » 07 abr 2017, 15:06

A regra dos 30min é que não sei como se pode exigir. Pois como já me aconteceu na A5 e no Pombal, iniciam a segunda sessão. E agora? Qual o procedimento? A galp não se mete nisso e as leis tambem não. Resta esperar que iniciem 1, 2, 3 sessões como queiram ou....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves » 07 abr 2017, 15:17

mikas Escreveu:Curioso como este tipo de discussão "interna" é tão transversal a tantos meios...

O problema é a falta de postos de carga e é por esses que se deveria estar a discutir e a exigir. Não sobre quem tem, ou não, direito de utilizar os poucos disponíveis...
Não creio que seja... numa fase inicial como esta é, em que tudo é à borla, não se pode exigir tudo e demasiado. Nesta fase em que os recursos são limitados, julgo ser essencial discutir é como os utilizar de forma racional e justa para todos...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Marmelo » 07 abr 2017, 23:41

Ontem fiz a minha primeira viagem de longo curso desde a zona norte até Lisboa. Obrigado a todos os que me ajudaram com a questão dos PCRs na A1 e no carregamento em Lisboa (que afinal não foi preciso pois carreguei Aveiras N/S e S/N). Assim que possível coloco essa informação no DB. Tenho a reter dois aspetos que queria partilhar convosco... gostaria que comentassem sobretudo o aspeto negativo e o que a vossa experiência diz sobre o caso:

Aspeto positivo - A uma média de 100-110 Km/h em AE consegui consumos bastante razoáveis e o meu receio de ficar apeado ficou totalmente desfeito. A informação que postei aqui viewtopic.php?f=29&t=6683 (a essa velocidade média) peca por ser demasiado pessimista. Acho que se consegue perfeitamente fazer entre 140-160 Km em AE sem grandes problemas com um Leaf 30kWh novo.

Aspeto negativo - Saí de casa com 5 barras de temperatura... E aconteceu-me isto:
1º Carregamento (no Pombal N/S) às 10:30 -> 6 barras (+1 barra de temperatura) / Temperatura exterior 19º
2º Carregamento (em Aveiras N/S) às 12:00 -> 8 barras (+2 barras de temperatura) / Temperatura exterior 21º
(Carro estacionado em subterrâneo em Lisboa entre as 13:30 e as 16:00)
3º Carregamento (em Aveiras S/N) às 17:15 -> 9 barras (+1 barra de temperatura) / Temperatura exterior 25º (carregamento à sombra)
4º Carregamento (no Pombal S/N) às 19:15 -> 10 barras (+1 barra de temperatura) / Temperatura exterior 21º (VER FOTO)

O carro carregou sempre os 30 minutos de tempo máximo. Só baixou para 9 barras quando estava em nacional já bem perto de casa.

Se isto acontece com temperaturas amenas, como vai ser no verão? Com PCRs por todo o lado estou a ver muita gente a entrar em tartaruga com o Pack no redline!! Mais do que a autonomia esta passou a ser a minha preocupação número 1! :shock:
10_Barra_PCR_Pombal.jpg

Responder

Voltar para “Carregamento”