Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 23 mar 2017, 16:31

Ou seja, teoricamente alguém com um carregador interno de 3kW e tomada Mennekes pode bloquear um posto de 50kW. Espetacular.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 23 mar 2017, 16:32

djs Escreveu:Há uma coisa que ainda não percebi: como sei que o PCR permite o carregamento de dois carros em simultâneo?
(Estando claro que em simultâneo só DC e AC) uma forma prática, é iniciar a sessão e se "mandar" para fila de espera ("carregamento agendado) é porque não permite carregamentos simultâneos.

PS: Já discutimos aqui no fórum varias vezes este tema e nem todos os carregadores da Efacec permitem carga simultâneas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves » 23 mar 2017, 16:54

Eu sei que é um preciosismo mas ainda assim :P
Os postos permitem todos, até porque são todos do mesmo modelo. A potência disponibilizada no local é que pode não ser suficiente e, por esse motivo, o posto foi configurado para não permitir ultrapassar a potência total disponível ;)
mjr Escreveu:Ou seja, teoricamente alguém com um carregador interno de 3kW e tomada Mennekes pode bloquear um posto de 50kW. Espetacular.
Sim, basicamente é isso :P
Se bem me recordo, algures pelo verão alguém com um Ampera tinha dito por aqui que tinha carregado num PCR. E tem o mesmo direito de carregar, mas deviam era haver postos lentos ao lado :|
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 23 mar 2017, 17:00

BrunoAlves Escreveu:Eu sei que é um preciosismo mas ainda assim :P
Os postos permitem todos, porque são todos do mesmo modelo. A potência disponibilizada no local é que pode não ser suficiente e, por esse motivo, o posto foi configurado para não permitir ultrapassar a potência total disponível ;)
mjr Escreveu:Ou seja, teoricamente alguém com um carregador interno de 3kW e tomada Mennekes pode bloquear um posto de 50kW. Espetacular.
Sim, basicamente é isso :P
Se bem me recordo, algures pelo verão alguém com um Ampera tinha dito por aqui que tinha carregado num PCR. E tem o mesmo direito de carregar, mas deviam era haver postos lentos ao lado :|
Esse alguém sou eu. Quando o faço nunca abandono a viatura e cedo imediatamente o lugar a quem dele precisar. Nunca foi necessário...
Ainda há duas semanas carreguei em Santarém, sentido norte-sul, ao mesmo tempo que um leaf (matrícula MS). Ninguém mais apareceu e aproveitei 27 minutos. Carrega pouco, mas sempre são mais uns quilómetros que faço sem poluír.

Havendo postos normais por perto, obviamente que não toco nos PCRs.

Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves » 23 mar 2017, 17:19

Boa ;)

É de atitudes ponderadas como a tua que precisamos para usar correctamente os (ainda) escassos recursos que temos :)
Agora só falta teres um BEV (a brincar, obviamente)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 23 mar 2017, 17:24

BrunoAlves Escreveu:Agora só falta teres um BEV (a brincar, obviamente)
:D
Na prática tenho um BEV com 65km de autonomia garantida e tenho um PHEV para as viagens compridas. São é o mesmo carro. ;)

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por MINInDalila » 23 mar 2017, 17:34

Já "tentamos" fazê-lo numa V60 PHEV e não deu...

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por djs » 24 mar 2017, 11:41

Ou seja, basicamente não há como saber... É passar o cartão e ver o que acontece.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pnunes » 25 mar 2017, 06:48

Há uma forma rápida de saber sem passar o cartão, o próprio display informa isso sem ter que fazer nada, ou seja, se estiver um veículo a carregar e a mensagem no display for "passe cartão" da para carregamento simultâneo.
Se estiver um veículo a carregar e o display estiver a mostrar tempo + energia + ℅ , não permite.
Aliás , nesta última opção mesmo que passe um outro cartão o posto nem reage.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jasmim » 25 mar 2017, 08:48

pnunes Escreveu:Há uma forma rápida de saber sem passar o cartão, o próprio display informa isso sem ter que fazer nada, ou seja, se estiver um veículo a carregar e a mensagem no display for "passe cartão" da para carregamento simultâneo.
Se estiver um veículo a carregar e o display estiver a mostrar tempo + energia + ℅ , não permite.
Aliás , nesta última opção mesmo que passe um outro cartão o posto nem reage.
Informação preciosa. Obrigado.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Carregamento”