Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
JLMF,
Os seus argumentos (contraditórios e com alguma falta de coerência, o que se aplica aos outros não se aplica a mim) fizeram-me lembrar aqueles proprietários de VE´s que compraram os carros porque alguém lhes disse que não pagavam os carregamentos, que não pagavam estacionamento, que deduziam o valor do IVA e todas aquelas benesses que sabemos que um VE tem/tinham. Muitos deles ocupavam os postos de carregamento dias inteiros como se fossem apenas deles, nunca pensando que podiam estar a prejudicar o próximo. Quando se deu o inicio dos pagamentos mostraram-se todos indignados, que era uma roubalheira e até parecia que muitos iam voltar a andar de ICE*.
Se você acha que ter um VE é transtorno tão grande devido ao carregamento, porque raio comprou um? Já pensou que talvez ainda não seja altura ideal para si ter um VE? Pelo que diz a sua vida é tão organizada e com tanta marcação que não parece ser compatível com a utilização de um VE. Infelizmente ainda existe um longo percurso a percorrer até que os VE´s sejam uma realidade para todos. Talvez você se tenha precipitado, agora o que há a fazer é esperar como todos nós, e ver a sua vida como os utilizadores do Auchan.
*não sei se visita este fórum a muito tempo, mas existem tópicos neste fórum que comprovam tudo isto, é uma questão de procurar caso tenha dúvidas da veracidade disto que escrevi.
NOTA: também não sou apologista de filas de espera, nem gosto de esperar. Mas é o que é...
Os seus argumentos (contraditórios e com alguma falta de coerência, o que se aplica aos outros não se aplica a mim) fizeram-me lembrar aqueles proprietários de VE´s que compraram os carros porque alguém lhes disse que não pagavam os carregamentos, que não pagavam estacionamento, que deduziam o valor do IVA e todas aquelas benesses que sabemos que um VE tem/tinham. Muitos deles ocupavam os postos de carregamento dias inteiros como se fossem apenas deles, nunca pensando que podiam estar a prejudicar o próximo. Quando se deu o inicio dos pagamentos mostraram-se todos indignados, que era uma roubalheira e até parecia que muitos iam voltar a andar de ICE*.
Se você acha que ter um VE é transtorno tão grande devido ao carregamento, porque raio comprou um? Já pensou que talvez ainda não seja altura ideal para si ter um VE? Pelo que diz a sua vida é tão organizada e com tanta marcação que não parece ser compatível com a utilização de um VE. Infelizmente ainda existe um longo percurso a percorrer até que os VE´s sejam uma realidade para todos. Talvez você se tenha precipitado, agora o que há a fazer é esperar como todos nós, e ver a sua vida como os utilizadores do Auchan.
*não sei se visita este fórum a muito tempo, mas existem tópicos neste fórum que comprovam tudo isto, é uma questão de procurar caso tenha dúvidas da veracidade disto que escrevi.
NOTA: também não sou apologista de filas de espera, nem gosto de esperar. Mas é o que é...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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- rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Deixa lá os clientes do Auchan sossegados... Bem, você fez para aqui um rol de afirmações que denotam uma total falta de conhecimento daquilo que foi e que ainda é a ME em Portugal.JLMF Escreveu: ↑09 abr 2021, 14:35
Esta é uma abordagem mais racional que a dos fãs do Auchan ao fim de semana querendo passar a ideia de normalidade e comparando em termos de falta de opções e discriminação com a realidade dos carregamentos de VEs.
A opção de reserva deve ser acessível a todos que por ela queiram optar, assim como a recusa de reservar deve ser opção para todos.
Um serviço com possibilidade de reserva resulta numa maior comodidade individual e numa rentabilização de uma rede de postos evitando ou diminuindo tempos de espera e ocupação mais regular ao longo do dia dos postos, seja com uma rede escassa seja com uma rede bem desenvolvida e neste ultimo caso será mesmo um critério de rentabilização do posto por via da qualidade de serviço.
Independentemente da sua vontade e desejo, deve olhar à sua volta e perceber que os postos nas nascem das arvores nem as verbas são infinitas para se investir numa rede.
Se calhar é daquelas pessoas que acham que antes de existir VEs, deveriamos ter um posto em cada esquina ou um "privado" para que ninguém tivesse de esperar para carregar.
Não sei se percebeu o meu ponto de vista, mas eu até nem estou contra o conceito de reserva, bem pelo contrário, mas há que ter a noção da rede que temos e do muito que ainda falta evoluir, para que essa solução não seja un caos, para isso já nos chegou o prolongar das borlas nos carregamentos e outras coisas mais.
Para terminar e em relação ao preço de carregamentos, dentro do modelo que temos, a legislação da ME, apenas obriga a que o posto tenha afixado o preço a pagar ao OPC.
Até seria possivel ter o preço final a pagar (no posto mais recentes digitais), mas acho que seria tão complexo que nem é bom pensar... com o estado do sistema em Portugal, acho que teriamos de escolher entre ter preços ou postos a funcionar para carregar
- rnlcarlov
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Se fosse apenas questão de as reservas "bloquearem" um posto mais concorrido por ele ser mais barato, havendo alternativas nas imediações para quem não reservou, era uma coisa. Mas a nossa rede não está nesse ponto fora de Lisboa e Porto. Nem toda a gente anda de carros com 64-80kWh que têm mais margem de manobra caso os carregadores de uma AS estejam ocupados. É preciso haver alternativas para quem não usa/não sabe usar reservas não ficar apeado por sucessivas marcações numa hora de ponta deixarem ad inifinitum à espera de carga. Para isso bem bastam os apagões da mobie quando pessoal vem do Algarve em períodos de ponta.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Um post com considerações pessoais, julgamentos de valor, morais e cívicos, suposições sobre o meu modo de vida e as minhas opções, insinuações sobre a minha vida pessoal, adoro donos da verdade mas dos bons, daqueles que admitem a verdade dos outros. Aos que argumentado uma "velhice" num clube dão por adquirida a constante posição em bicos de pés sem dor e com sobranceira, tolero-os, não respeito.Nonnus Escreveu: ↑09 abr 2021, 15:28JLMF,
Os seus argumentos (contraditórios e com alguma falta de coerência, o que se aplica aos outros não se aplica a mim) fizeram-me lembrar aqueles proprietários de VE´s que compraram os carros porque alguém lhes disse que não pagavam os carregamentos, que não pagavam estacionamento, que deduziam o valor do IVA e todas aquelas benesses que sabemos que um VE tem/tinham. Muitos deles ocupavam os postos de carregamento dias inteiros como se fossem apenas deles, nunca pensando que podiam estar a prejudicar o próximo. Quando se deu o inicio dos pagamentos mostraram-se todos indignados, que era uma roubalheira e até parecia que muitos iam voltar a andar de ICE*.
Se você acha que ter um VE é transtorno tão grande devido ao carregamento, porque raio comprou um? Já pensou que talvez ainda não seja altura ideal para si ter um VE? Pelo que diz a sua vida é tão organizada e com tanta marcação que não parece ser compatível com a utilização de um VE. Infelizmente ainda existe um longo percurso a percorrer até que os VE´s sejam uma realidade para todos. Talvez você se tenha precipitado, agora o que há a fazer é esperar como todos nós, e ver a sua vida como os utilizadores do Auchan.
*não sei se visita este fórum a muito tempo, mas existem tópicos neste fórum que comprovam tudo isto, é uma questão de procurar caso tenha dúvidas da veracidade disto que escrevi.
NOTA: também não sou apologista de filas de espera, nem gosto de esperar. Mas é o que é...
Qual o nível de contribuição do seu post para a discussão do tema, alem dos elogios pessoais? Zero.
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Facebook, és tu?
Não me levem a mal, mas este tipo de discussão não é nada coincidente com o com ambiente deste fórum. A culpa não é de ninguém, mas o caminho parece o FB.
Também discordei com uma alegação que me foi dirigida ali atrás. Logo, deixar passar e esperar por novos argumentos.
Perpetuar este tipo de discussão é só pedir a intervenção da moderação... E não há necessidade.
Não me levem a mal, mas este tipo de discussão não é nada coincidente com o com ambiente deste fórum. A culpa não é de ninguém, mas o caminho parece o FB.
Também discordei com uma alegação que me foi dirigida ali atrás. Logo, deixar passar e esperar por novos argumentos.
Perpetuar este tipo de discussão é só pedir a intervenção da moderação... E não há necessidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu acho que esta situação/ideia só surgiu porque atualmente existe um problema, que é possível espera. No momento em que tu não tens esse problema, esta solução não se põe, não há nada que a justifique. Vamos pegar no exemplo do barbeiro. Se fores a um barbeiro que esteja sempre vazio, existe alguma necessidade de fazeres uma marcação?
Edit:
Dando o exemplo de um caso real com carregamentos de VE´s.
No fórum Montijo durante muito tempo apenas houve um carregador, encontra-lo livre era uma sorte. Ontem desloquei-me ao fórum Montijo e reparei que o HUB já esta em funcionamento. Muitos dos carregadores encontravam-se ocupados mas pelo menos dois estavam livres. Se o crescimento do HUB acompanhar o crescimento da procura, vai haver sempre 1 ou 2 postos livres. Deixa de haver o problema da espera. Que sentido faz a marcação?
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- BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu também não concordo com reservas. Apenas serve para complicar mais o sistema.
Ja referiram aqui que com o incremento de postos (x postos por hub) deverão existir sempre postos livres.
Outro argumento, que julgo ainda não ter sido referido, é o dos tempos de carregamento. Cada vez mais se ouve falar de postos e carros que permitem aumentos da autonomia na ordem das centenas de km em 10 ou 20 min. Com estes tempos de carga, as esperas diminuem.
Acho que seria um péssima experiência de cliente chegar a um posto onde ja existissem VE a aguardar, e depois ver chegar outro VE, que por ter efectuado reserva, passa à frente de todos...
Sinceramente, para mim seria um posto a não usar.
Ja referiram aqui que com o incremento de postos (x postos por hub) deverão existir sempre postos livres.
Outro argumento, que julgo ainda não ter sido referido, é o dos tempos de carregamento. Cada vez mais se ouve falar de postos e carros que permitem aumentos da autonomia na ordem das centenas de km em 10 ou 20 min. Com estes tempos de carga, as esperas diminuem.
Acho que seria um péssima experiência de cliente chegar a um posto onde ja existissem VE a aguardar, e depois ver chegar outro VE, que por ter efectuado reserva, passa à frente de todos...
Sinceramente, para mim seria um posto a não usar.
- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Foi dos pontos que referi logo nas primeiras intervenções. A cada vez maior eficiência dos VE´s tanto em velocidade de carregamento como autonomia.BrunoFonseca Escreveu: ↑11 abr 2021, 11:39Outro argumento, que julgo ainda não ter sido referido, é o dos tempos de carregamento. Cada vez mais se ouve falar de postos e carros que permitem aumentos da autonomia na ordem das centenas de km em 10 ou 20 min. Com estes tempos de carga, as esperas diminuem.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
E é chegada a data. A partir de 1 de Maio começamos a pagar à MobiE.
Com IVA será cerca de 0,4€ por carregamento que os utilizadores terão de suportar.
Pagar à MobiE... Que dor na alma
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -eletricos
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Postos Continente all the way
E depois admiram-se que eu diga que quem elogia e concorda com este modelo tenha interesses no mesmo
Ainda hoje carreguei pela primeira vez num posto Continente. Fiquei logo a saber que paguei 2.72€ sem complicações, folhas de cálculo, etc.. e No final recebi 1.60€ de volta no cartão Continente, pois tinha feito uma compra maior do que 30€ ontem e nem foi num Continente com postos.
Feitas as contas 1.12€. Pelo mesmo tempo de carga, na área de serviço de Antuã, irei pagar 4x mais..... Irei, porque ainda não sei quanto vou pagar na verdade, dado que nem no tempo dado pelos PCR podemos confiar
E depois admiram-se que eu diga que quem elogia e concorda com este modelo tenha interesses no mesmo
Ainda hoje carreguei pela primeira vez num posto Continente. Fiquei logo a saber que paguei 2.72€ sem complicações, folhas de cálculo, etc.. e No final recebi 1.60€ de volta no cartão Continente, pois tinha feito uma compra maior do que 30€ ontem e nem foi num Continente com postos.
Feitas as contas 1.12€. Pelo mesmo tempo de carga, na área de serviço de Antuã, irei pagar 4x mais..... Irei, porque ainda não sei quanto vou pagar na verdade, dado que nem no tempo dado pelos PCR podemos confiar