Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 03 jan 2021, 18:53

zeuz Escreveu:
03 jan 2021, 17:39
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 16:53
zeuz Escreveu:
02 jan 2021, 16:38

Desculpa-me, mas não é verdade! Só há UMA maneira de saber: ter a App Miio instalada e ter iniciado o carregamento com o vosso cartão.

Quem não tem a App instalada, terá que fazer (muitas) contas de cabeça e mais tarde confirmar na factura.

Quem tiver a App instalada, mas usar o cartão de outro CEME, terá que fazer uma simulação e mais tarde confirmar com a factura.
Certo, é isso, mas para os restantes não é culpa do modelo ou da Mobi.e.
Não é culpa da Mobi.e ?!!! :shock:

Então, mas se a rede é gerida por eles e, certamente, têm em base de dados os tarifários de cada CEME, qual é a dificuldade em fazer os cálculos e comunicar essa informação ao posto, para posterior exposição no seu ecrã ao utilizador final ?!

E sim, é culpa do modelo, porque no meio de tanta regra não foram capazes de colocar a obrigatoriedade de mostrar o custo final ao utilizador, logo após o carregamento.
Só gerem os fluxos financeiros e infelizmente estiveram a servir de operador por por imenso tempo. Não têm acesso à base de dados de utilizadores ou tarifários de cada CEME.

Sim, e até no último RME, a ERSE incluiu a obrigatoriedade de ter dados finais após o carregamento, para que seja possível apresentar o valor final logo após o carregamento, pelos meios a disponibilizar pelo CEME -- o preço nas redes Continente e Tesla estão aparecer no carregador? Mas pronto, isso já é uma realidade por cá, já se apresenta o valor do carregamento após finalizado.
zeuz Escreveu:
03 jan 2021, 17:39
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 16:53
E realmente é uma boa ideia, se a pessoa não tiver instalado a app, podemos enviar uma SMS com o preço do carregamento. Os utilizadores recebem o valor após o carregamento, (...)
Então e o RGPD ? Não interessa ? :roll:
São clientes miio... :think: Mas em tempos ouvi alguém dizer que a PRIO já andava a fazer isso também, enviar mensagens.
Última edição por rafaelferreirapt em 27 jan 2021, 13:26, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 03 jan 2021, 22:27

rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 18:53
zeuz Escreveu:
03 jan 2021, 17:39
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 16:53
Certo, é isso, mas para os restantes não é culpa do modelo ou da Mobi.e.
Não é culpa da Mobi.e ?!!! :shock:

Então, mas se a rede é gerida por eles e, certamenue, têm em base de dados os tarifários de cada CEME, qual é a dificuldade em fazer os cálculos e comunicar essa informação ao posto, para posterior exposição no seu ecrã ao utilizador final ?!

E sim, é culpa do modelo, porque no meio de tanta regra não foram capazes de colocar a obrigatoriedade de mostrar o custo final ao utilizador, logo após o carregamento.
Só gerem os fluxos financeiros e infelizmente estiveram a servir de operador por por imenso tempo. Não têm acesso à base de dados de utilizadores ou tarifários de cada CEME.

Sim, e até no último RME, a ERSE incluiu a obrigatoriedade de ter dados finais após o carregamento, para que seja possível apresentar o valor final logo após o carregamento, pelos meios a disponibilizar pelo CEME -- o preço nas redes Continente e Tesla estão aparecer no carregador? Mas pronto, isso já é uma realidade por cá, já se apresenta o valor do carregamento após finalizado.
Por vezes fico com a sensação que a tua argumentação de defesa do modelo/Mobi.e coloca em evidência as suas falhas...

Como funciona uma sessão de carregamento ?
1. Utilizador passa cartão do CEME no posto de carregamento
2. Posto de carregamento comunica dados do cartão ao servidor central da Mobi.e
3. Servidor central da Mobi.e faz algum tipo de validação e autoriza carregamento
4. Utilizador passa cartão do CEME no posto de carregamento
5. Posto de carregamento comunica ao servidor central da Mobi.e fim do carregamento

É isto ? Que mais acontece neste cenário de uso ( use case ) ? Em particular, quais os papéis dos serviços da Mobi.e neste use case ?

Sabemos que a Mobi.e já não é responsável pela linha de apoio ao cliente, devendo o cliente contactar a linha de apoio do OPC.
A Mobi.e disponibiliza algum tipo de apoio/back-office ao OPC para que este possa resolver o problema reportado pelo cliente ?

Enfim, cada vez estou mais confuso sobre o papel da Mobi.e... :?

Não tenho Tesla e nunca carreguei no Continente.
No entanto sei que no caso dos Tesla o valor cobrado aparece no carro.
Seja como for, estas redes de carregamento são "ilegais", logo não estão obrigadas a mostrar o valor após o carregamento, certo ? :mrgreen:

Volto a escrever... só os clientes Miio sabem no final do carregamento quanto lhes custou o carregamento e não é no posto de carregamento, como seria desejável.
rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 18:53
zeuz Escreveu:
03 jan 2021, 17:39
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 16:53
E realmente é uma boa ideia, se a pessoa não tiver instalado a app, podemos enviar uma SMS com o preço do carregamento. Os utilizadores recebem o valor após o carregamento, (...)
Então e o RGPD ? Não interessa ? :roll:
São clientes miio... :think: Mas em tempos ouvi alguém dizer que a PRIO já andava a fazer isso também, enviar mensagens.
Pois, era o que eu suspeitava... os mesmos clientes que usaram a App para aderir ao vosso tarifário... mesmo que tenham feito o pedido do cartão pelo vosso site, não deixa de ser via App...

Quantos clientes têm vocês que não usam a App ? Consegues extrair essa informação dos vossos registos ?

Mais uma vez... só os clientes Miio sabem no final do carregamento quanto lhes custou o carregamento...
rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 18:53
zeuz Escreveu:
03 jan 2021, 17:39
A maioria dos PCR são da EFACEC. Sabendo que também instalaram PCR noutros países, onde certamente têm que mostrar in loco o custo do carregamento, o que impede de cá acontecer o mesmo ? São modelos de PCR diferentes ? Diferentes firmware ?
Mesmo havendo tecnologia é preciso haver interesse do comercializador para introduzir no mercado.
Estás a dizer que os OPC/CEME preferem esconder quanto está a custar o carregamento ao utilizador ?! :o
Espero que estejas apenas a especular e que isso não seja verdade... :(

Até porque para os pequenos OPC/CEME a única maneira de concorrerem com os grandes é praticarem preços inferiores, que precisam de estar em evidência no PCN/PCR/PCUR .


@rafaelferreirapt , desculpa-me se parece que estou a cascar em ti , porque não é essa a minha intenção e creio que também não é a dos restantes intervenientes. Aliás, sem Miio estavamos na m*rda!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 03 jan 2021, 23:09

Gostaria de reforçar esse ponto. Apesar de não partilhar a opinião da maioria dos intervenientes o Rafael não se tem escusado ao debate e tem tido uma postura saudável e aberta. Obrigado.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por marcopns » 04 jan 2021, 01:54

Questões técnicas a parte, para um utilizador normal o que fica são as péssimas experiências.

A rede não cresce ao ritmo necessário, são meses ou anos para colocar um posto em funcionamento, um único posto por localização (!!) mesmo na AE, não saber o preço nem poder pagar na hora/local.

As minhas últimas 2 tentativas de carregar na rede, tive de alterar planos porque em Leiria e Aveiro havia 1 único PCR em funcionamento com longa espera. Lamento, assim não serve, nem para lazer e muito menos para que trabalha.

Enquanto isto não for resolvido, andam apenas a brincar a mobilidade eléctrica.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 04 jan 2021, 10:46

E neste momento está tudo off... Fantástico modelo, maravilha patrocinada pela mobie
Última edição por jfr2006 em 04 jan 2021, 16:12, editado 1 vez no total.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por OCasal » 04 jan 2021, 13:21

Ontem na Praça Velasquez um condutor com um Kauai electrico, carro de cortesia, queria carregar e não tinha cartão. Pelo que percebi é condutor de carro a combustão e tinha-lhe sido entregue aquele veículo. Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 04 jan 2021, 14:05

OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Ontem na Praça Velasquez um condutor com um Kauai electrico, carro de cortesia, queria carregar e não tinha cartão. Pelo que percebi é condutor de carro a combustão e tinha-lhe sido entregue aquele veículo. Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
Dava-lhes o número de uma companhia de reboques! :D

Agora a sério, só tinha três opções :
  • rede Continente Plug&Charge, mediante instalação da App
  • rede ChargeSurfing, mediante instalação da App
  • Tesla Destination Chargers, mediante condições dos locais onde estejam instalados
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 04 jan 2021, 15:45

zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 14:05
OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Ontem na Praça Velasquez um condutor com um Kauai electrico, carro de cortesia, queria carregar e não tinha cartão. Pelo que percebi é condutor de carro a combustão e tinha-lhe sido entregue aquele veículo. Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
Dava-lhes o número de uma companhia de reboques! :D
Também era possível passares o teu cartão e ele pagar-te. Quanto é que ele teria de te pagar? Ninguém sabe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Brincamos um bocado com isto, mas é um espelho do ridículo. E depois pensamos "ah mas é pontual". Pois, só que não. Fora os casos que nem sequer sabemos, este Verão vimos uma boa dúzia de queixas de estrangeiros a não conseguir carregar.
Já há uns 4 anos nos postos da rede Corri-dor em França (sim, eu sei que aquilo depois implodiu tudo) tinha um link no posto (ainda não havia códigos QR disseminados) que se acedia no telemóvel, introduzia-se o número do posto, os dados do CC e txaram!!! carregava-se. Vendiam-se RFIDs pré-pagos nas bombas.
Mas não, nós é que estamos bem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3010
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 04 jan 2021, 15:47

OCasal Escreveu:
04 jan 2021, 13:21
Ontem na Praça Velasquez um condutor com um Kauai electrico, carro de cortesia, queria carregar e não tinha cartão. Pelo que percebi é condutor de carro a combustão e tinha-lhe sido entregue aquele veículo. Perguntou-me que solução teria para abastecer o carro, mas fiquei sem solução para o ajudar...
Mais uma pessoa que ficou com uma boa impressão da ME. Esse de certeza que vai já comprar um VE.
zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 14:05
Dava-lhes o número de uma companhia de reboques! :D
:lol: :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 04 jan 2021, 16:19

BrunoAlves Escreveu:
04 jan 2021, 15:45
Já há uns 4 anos nos postos da rede Corri-dor em França (sim, eu sei que aquilo depois implodiu tudo) tinha um link no posto (ainda não havia códigos QR disseminados) que se acedia no telemóvel, introduzia-se o número do posto, os dados do CC e txaram!!! carregava-se.
Uma das opções para pagamento na Ionity é muito parecida ao que descreves, só tem o QR code para facilitar introduzir o link.
PAY BY PHONE
All IONITY charging stations offer quick, seamless, on-the-spot smartphone payments via mobile browser. Simply scan the station’s barcode, enter your details, and authorize payment. Access as a guest, or register your payment details so all your future payments are as easy as scan-and-go.
Será que vão ter essa opção cá em Portugal ?
Se o nosso modelo não é impedimento para tal, os restantes OPCs não quererão fazer o mesmo?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”