Início do pagamento total da rede de carregamento
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
O Vetl deu indicação com fotos, que o preço dos ionity que usou eram 0,79 cêntimos ao minuto e não ao kWh viewtopic.php?f=66&t=7119&p=138781#p138781
Os preços da Tesla em Portugal não são sempre 31 cêntimos, há a 29 e a 30.
Continuação de bom trabalho Alex , a info em tabela ajuda imenso.
Os preços da Tesla em Portugal não são sempre 31 cêntimos, há a 29 e a 30.
Continuação de bom trabalho Alex , a info em tabela ajuda imenso.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Será que depende do posto?
E terão uns ao minuto e outros ao kWh?
E terão uns ao minuto e outros ao kWh?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2595
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Tesla há até 0,32€/kWh, são sempre ao kWh em Portugal.
Usei o preço médio de 0,31€/kWh.
Ionity, no site deles está:
https://support.ionity.eu/en/general-qu ... -at-ionity
Usei o preço médio de 0,31€/kWh.
Ionity, no site deles está:
A regra é pagar ao kWh, excepto na Finlandia e França.Depending on where they want to charge, customers pay per kilowatt hour (kWh) or per minute (min).
https://support.ionity.eu/en/general-qu ... -at-ionity
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
É na França. Está explicado.alexmol Escreveu: ↑01 jan 2021, 13:30Tesla há até 0,32€/kWh, são sempre ao kWh em Portugal.
Usei o preço médio de 0,31€/kWh.
Ionity, no site deles está:A regra é pagar ao kWh, excepto na Finlandia e França.Depending on where they want to charge, customers pay per kilowatt hour (kWh) or per minute (min).
https://support.ionity.eu/en/general-qu ... -at-ionity
Obrigado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Ao ver os preços nos postos EDP da excelente tabela do Alexmol achei o preço nos PCRs do OPC EDP mais altos do que tinha recentemente avaliado para um amigo que comprou carro e ainda não consegue carregar em casa nem no Continente. Por exemplo, este posto MTS00011:
Carregar 50kW.h a 50kW de potência fica a 17€/50kW.h = 0,34€/kW.h, mas na tabela aparece a 0,37€/kW.h na linha dos 50kW. Há algo que me esteja a escapar?
Já agora, dá para perceber que os CEMES e Miio e Prio.e neste posto fica bem mais barato por usarem a TAR de MT, mais baixa.
Carregar 50kW.h a 50kW de potência fica a 17€/50kW.h = 0,34€/kW.h, mas na tabela aparece a 0,37€/kW.h na linha dos 50kW. Há algo que me esteja a escapar?
Já agora, dá para perceber que os CEMES e Miio e Prio.e neste posto fica bem mais barato por usarem a TAR de MT, mais baixa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Por acaso a Evaz também distingue TAR de MT. Talvez seja isso que não aparece nas tabelas do alexmol?mjr Escreveu: ↑01 jan 2021, 18:16Carregar 50kW.h a 50kW de potência fica a 17€/50kW.h = 0,34€/kW.h, mas na tabela aparece a 0,37€/kW.h na linha dos 50kW. Há algo que me esteja a escapar?
Já agora, dá para perceber que os CEMES e Miio e Prio.e neste posto fica bem mais barato por usarem a TAR de MT, mais baixa.
A razão por a miio e a prio aparecerem mais barato que a evaz não é por causa da TAR, pois estão em igualdade de circunstâncias. A evaz tarifa ao kWh enquanto que a prio é ao minuto (excepto TAR), e para velocidades médias de carga elevadas o modelo da prio sai mais vantajoso. Quanto à miio, desde passaram a ter só o tarifário simples em preço/min é um pouco mais complicado perceber o porquê, já que não conseguimos fazer num excel somar x com y.
Por outro lado, todos os tarifários CEME ao minuto em PCRs estão sujeitos a mais desvios entre o simulado e real, já que a velocidade de carga efetiva raramente é 50kW certinhos.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2595
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Cada vez percebo menos disto!mjr Escreveu: ↑01 jan 2021, 18:16Ao ver os preços nos postos EDP da excelente tabela do Alexmol achei o preço nos PCRs do OPC EDP mais altos do que tinha recentemente avaliado para um amigo que comprou carro e ainda não consegue carregar em casa nem no Continente. Por exemplo, este posto MTS00011:
Carregar 50kW.h a 50kW de potência fica a 17€/50kW.h = 0,34€/kW.h, mas na tabela aparece a 0,37€/kW.h na linha dos 50kW. Há algo que me esteja a escapar?
Já agora, dá para perceber que os CEMES e Miio e Prio.e neste posto fica bem mais barato por usarem a TAR de MT, mais baixa.
Dois PCR do mesmo OPC, com a mesma tarifa OPC, com o mesmo CEME, não deveriam ficar ao mesmo preço ?
Porque é que, na simulação Miio, com o CEME Evaz, a TAR no MTS-00011 fica mais baixa do que no FAR-00021 ?
Descubra as diferenças
Como raios se calcula a TAR?
-
- Mensagens: 182
- Registado: 04 jun 2018, 23:10
- Data de fabrico: 15 mai 2018
- Capacidade bateria: 114,8 Ah
- Localização: Aveiro
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
A taxa de acesso às redes varia com a instalação presente no local do carregador, já vários em média tensão mas a maioria é baixa tensão.
Sobre o tarifário miio, quando a operação é ao kWh a única coisa que varia o preço da energia é a TAR.
Quando o posto é ao minuto, a TAR também é tida em conta e há variação tendo em conta a velocidade do carregamento, com vários patamares (são 11 patamares).
Sobre o tarifário miio, quando a operação é ao kWh a única coisa que varia o preço da energia é a TAR.
Quando o posto é ao minuto, a TAR também é tida em conta e há variação tendo em conta a velocidade do carregamento, com vários patamares (são 11 patamares).
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2595
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
A conclusão que tiro é que (no modelo português da ME) o comum dos mortais nunca vai conseguir calcular quanto vai gastar.
Há dados que não são facultados ao público, isto não é uma questão para a autoridade da concorrência ?
Isto aliado ao facto de alguns OPC's não terem preços uniformes na sua rede faz com que as minhas tabelas sejam meramente indicativas
Nos tempos em que eu ia à bomba de gasolina pelo menos sabia quanto ia pagar
Quanto mais sei sobre o modelo português da ME menos gosto dele.
Há dados que não são facultados ao público, isto não é uma questão para a autoridade da concorrência ?
Isto aliado ao facto de alguns OPC's não terem preços uniformes na sua rede faz com que as minhas tabelas sejam meramente indicativas
Nos tempos em que eu ia à bomba de gasolina pelo menos sabia quanto ia pagar
Quanto mais sei sobre o modelo português da ME menos gosto dele.
-
- Mensagens: 182
- Registado: 04 jun 2018, 23:10
- Data de fabrico: 15 mai 2018
- Capacidade bateria: 114,8 Ah
- Localização: Aveiro