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Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 07:56
por Nonnus
https://www.turbo.pt/2560019005/volvo-p ... 2uDbiIkkMQ

O exclusivo para Portugal e o até 13 anos sem limite de km levanta algumas questões.

O utilizador normal em Portugal anda pouco?

As vendas são poucas?

Sem ler as letras pequeninas é sempre uma incógnita de como realmente funciona, mas imaginando que funciona como as restantes garantias é qualquer coisa.

Claro que isto obriga ir fazer a mudança de filtro do habitáculo durante 13 anos 😁

Mas não deixa de ser interessante.

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 08:04
por civic
Isso não é nada colocando as coisas como eles colocam, a existir problemas de bateria ela será substituida por uma recondicionanda, isto é barato em termos de custo, acho mesmo que a preocupação do pessoal com as baterias no futuro é precisamente o inverso, havendo centro de recondicionamento a sua troca será das reparações mais baratas de um EV. ;)
O mercado começando a funcionar maioritariamente a baterias vai ficar inundado delas, o seu preço vai diminuir muito, não há volta a dar, é como trocar um motor de arranque de um CI, levas o velho e trazes um recondicionado, ainda não estamos lá mas a coisa corre rapidamente para isso, pelo que vejo dos videos do Bjorn já tens isso no norte da Europa. ;)

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 13:20
por Nonnus
civic Escreveu:
03 set 2025, 08:04
O mercado começando a funcionar maioritariamente a baterias vai ficar inundado delas, o seu preço vai diminuir muito, não há volta a dar, é como trocar um motor de arranque de um CI, levas o velho e trazes um recondicionado, ainda não estamos lá mas a coisa corre rapidamente para isso, pelo que vejo dos videos do Bjorn já tens isso no norte da Europa. ;)
Acho que vai levar uns anos, se calhar nem tu, nem eu, vamos assistir a isso da maneira como colocas.

Estamos a "meio caminho" da tecnologia das baterias para veículos e como tal a bateria que tens hoje não vais ter daqui alguns anos. Arrisco-me a dizer que o que temos hoje nem vai chegar amadurecer porque o que vai aparecer substitui por completo o que temos hoje. Não sei, sou eu a divagar.

Na minha ideia o que temos hoje, que já nos serve bastante bem, num futuro bem próximo será obsoleto. A Helena Braga já falou nisto várias vezes, a ideia existe é uma questão de conseguir produção em massa de novas tecnologias para as baterias.

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 14:51
por civic
Nonnus Escreveu:
03 set 2025, 13:20


Acho que vai levar uns anos, se calhar nem tu, nem eu, vamos assistir a isso da maneira como colocas.

Estamos a "meio caminho" da tecnologia das baterias para veículos e como tal a bateria que tens hoje não vais ter daqui alguns anos. Arrisco-me a dizer que o que temos hoje nem vai chegar amadurecer porque o que vai aparecer substitui por completo o que temos hoje. Não sei, sou eu a divagar.

Na minha ideia o que temos hoje, que já nos serve bastante bem, num futuro bem próximo será obsoleto. A Helena Braga já falou nisto várias vezes, a ideia existe é uma questão de conseguir produção em massa de novas tecnologias para as baterias.
Discordo completamente desta tua visão, como é costume :) , o mercado vai ficar inundado de diversos tipos de baterias, hoje isso já acontece num mercado Chinês, por exemplo, na no norte da Europa já tens centros de recondicionamento de baterias, onde a troca de uma recondicionada fica em valores muito baixos, quem diz baterias, diz motores, diz carregadores AC, diz inversores,... Isto acontece numa evolução de um ou dois pares de anos, a evolução do mercado vai levar a que comecem a aparecer baterias usadas/recondicionadas a preços bem baixos, podes ver o que se pedia à 3 ou 4 anos por uma bateria da Nissan, 20 000€? Hoje colocas uma com 7000€? Ou olhar para os hibridos, por exemplo, lembro-me de a Honda pedir cerca de 5000€ pela bateria do HCH, num OLX custavam cerca de metade, hoje compras por 500€, falamos de vendas residuais comparativamente a EVs atuais. Basicamente vamos assistir ao que já temos , por exemplo, com caixas de velocidade, motores de arranque, motores de combustão,...

A evolução é para termos baterias mais baratas na sua construção, uma bateria NMC daqui a uns anos pode ser obsoleta, mas para o carro o que ele quer é eletrões, venha de uma bateria NMC, LFP, sodio, solida,... O recondicionamento de uma bateria não tem forçosamente que ser com a mesma quimica, no limite acredito que daqui a uns anos pegue numa pilha que cabe na mão com capacidades absurdas, se a ligar aos terminais do carro ele só precisa disso para andar, eletrões não ficam obsoletos. ;)

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 15:48
por Nonnus
civic Escreveu:
03 set 2025, 14:51
no limite acredito que daqui a uns anos pegue numa pilha que cabe na mão com capacidades absurdas, se a ligar aos terminais do carro ele só precisa disso para andar, eletrões não ficam obsoletos. ;)
Isso é no que eu acredito também. Dai dizer que estamos a meio caminho e que a tecnologia actual nunca vai chegar amadurecer, simplesmente desaparece.

Há um exemplo que gosto de usar para aqueles que não conseguem ter a visão do quanto há para evoluir na questão das baterias. Para aqueles que acham que chegamos ao ponto mais alto da tecnologia das baterias, para aqueles que dizem que esta é a terceira tentativa do carro electrico e como as anteriores vai falhar. Não sei se já o usei alguma vez aqui.

Quando apareceu as primeiras pendrives tinham o tamanho de um dedo indicador e tinham a capacidade de 32mb. Muitos diziam que não servia para nada, pois nessa altura já havia DVD´s de dupla camada com 8.5GB

Hoje, os DVD´s estão obsoletos e as pendrives são do tamanho de uma unha do dedo mindinho (não são mais pequenas devido a interface USB e porque se perdem) e tem capacidade para 3 terabytes.

É nisto que eu acredito num futuro não muito longínquo. Se isto acontecer, talvez aquilo que pensas que virá acontecer num curto espaço de tempo não chegue acontecer com a tecnologia actual.

À medida que as baterias forem evoluindo as marcas terão que adaptar as garantias.

Pegando no exemplo da Volvo com estes 13 anos, imagina que daqui a 10 anos aquilo que estamos aqui a discutir é uma realidade. A Volvo não vai estar a gastar dinheiro numa tecnologia ultrapassada devido a uma garantia. Provavelmente faz o que a Nissan fez com o Leaf. Toma lá o dinheiro e compra outro carro.

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 16:24
por civic
Só discordo da ultima parte, eu nunca referi que o que vai acontecer é manter esta tecnologia, falei de ser muito facil ou barato recondicionar uma bateria. Exemplo, eu posso daqui a uns anos pegar no meu LEAF e colocar no sitio da bateria uma que caiba na palma da mão, ele vai andar tão bem como hoje, isto porque ele só vê eletrões, ou melhor, andaria bem melhor porque o peso diminuiria substancialmente e a autonomia subiria, imagina uma bateria nuclear que dá para 50 anos de utilização? :lol:

Tudo isto cabe na otica do recondicionamento de baterias, a tecnologia/quimica é completamente secundário. ;)

A Nissan fez o zero na questão do LEAF porque vendeu poucos e não esteve para se chatear, o custo da compra dos carros coube no desenvolvimento da tecnologia, mais facil do que dotar o mundo de oficinas para recondicionar as baterias à pressa, fê-lo apenas em alguns mercados, basicamente é isso que a Volvo diz que vai fazer, tem 13 anos para colocar pessoal a mexer nas baterias.

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 19:44
por Filipe
Nonnus Escreveu:
03 set 2025, 15:48
civic Escreveu:
03 set 2025, 14:51
no limite acredito que daqui a uns anos pegue numa pilha que cabe na mão com capacidades absurdas, se a ligar aos terminais do carro ele só precisa disso para andar, eletrões não ficam obsoletos. ;)
Isso é no que eu acredito também. Dai dizer que estamos a meio caminho e que a tecnologia actual nunca vai chegar amadurecer, simplesmente desaparece.

Há um exemplo que gosto de usar para aqueles que não conseguem ter a visão do quanto há para evoluir na questão das baterias. Para aqueles que acham que chegamos ao ponto mais alto da tecnologia das baterias, para aqueles que dizem que esta é a terceira tentativa do carro electrico e como as anteriores vai falhar. Não sei se já o usei alguma vez aqui.

Quando apareceu as primeiras pendrives tinham o tamanho de um dedo indicador e tinham a capacidade de 32mb. Muitos diziam que não servia para nada, pois nessa altura já havia DVD´s de dupla camada com 8.5GB

Hoje, os DVD´s estão obsoletos e as pendrives são do tamanho de uma unha do dedo mindinho (não são mais pequenas devido a interface USB e porque se perdem) e tem capacidade para 3 terabytes.

É nisto que eu acredito num futuro não muito longínquo. Se isto acontecer, talvez aquilo que pensas que virá acontecer num curto espaço de tempo não chegue acontecer com a tecnologia actual.

À medida que as baterias forem evoluindo as marcas terão que adaptar as garantias.

Pegando no exemplo da Volvo com estes 13 anos, imagina que daqui a 10 anos aquilo que estamos aqui a discutir é uma realidade. A Volvo não vai estar a gastar dinheiro numa tecnologia ultrapassada devido a uma garantia. Provavelmente faz o que a Nissan fez com o Leaf. Toma lá o dinheiro e compra outro carro.

Pois eu vou mais além, vamos deixar de usar electrões e quejandos, e usar tecnologia que usa os campos gravíticos e electromagnéticos
planetários universais. (Aliás já em uso pelos militares de vários países actualmente) :roll:

https://www.youtube.com/watch?v=OIdJdkOb-jk

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 03 set 2025, 19:55
por civic
Isso é demasiado alem. :lol:

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 04 set 2025, 02:15
por Filipe
Mais uma acha para a fogueira.

https://www.youtube.com/watch?v=TuZ0BSFZT4w

Re: Volvo - garantia 13 anos sem número de km.

Enviado: 04 set 2025, 07:50
por Nonnus
Teorias há para todos os gostos e da conspiração então...

O difícil não é ter teorias, o difícil é conseguir comprova-las por A+B.

Há aqueles que acreditam que a terra é plana, há aqueles que acreditam que os americanos tem armários cheios de aliens, porque por incrível que pareça os aliens quando descem a terra é só nos estados unidos, há aqueles que acreditam que o carro a água da torneira é possível e já existe, só que o criador foi morto, há aqueles que acreditam que não existe um carro nuclear com autonomia para 50 anos à imagem do que acontece nos submarinos devido a interesses, há aqueles que acreditam no motor de movimento perpétuo, etc.

Certamente alguns de vocês já ouviram estas teorias quando falam com amigos, colegas, etc. E quando puxam a conversa para a parte mais cientifica ficam a perceber que afinal as pessoas não tem a mínima ideia do que estão a falar. Ainda há dias alguém leu num sitio qualquer que o carro electrico não estava a vender e as marcas europeias ia abandonar a produção porque estavam a ter prejuízos. Inevitavelmente aparece, "o hidrogênio é que é".

Depois de eu tentar explicar a complexidade do hidrogênio pareceu-me que ficaram com uma ideia diferente.

A pergunta que fica é: Pessoas como por exemplo a Helena Braga espalhadas pelo mundo todo que a vida delas é estudar/desenvolver novas tecnologias acham que não passaram já por estudar essas teorias todas? Quantas Helena Braga existem no mundo todo e até com mais recursos que ela?

Foram todos mortos quando viram que era possível?

Aquilo que estamos aqui a discutir não tem nada a ver com teorias do impossível, tem a ver com a evolução natural da tecnologia.

Por em causa anos de estudo das grandes mentes da nossa sociedade com provas dadas, com base em vídeos na internet parece-me a mim muito redutor.

Vamos todos acreditar no vídeo do brasileiro que mostra o carro a funcionar com água, com umas placas de alumínio ligadas a bateria de 12V para fazer uma eletrolise qualquer. Isso é que credível. :doh: