Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Mas qual é o trabalho dele? TVDE?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms
- rjspedition
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011

Eu não levo para esse lado, e consigo subscrever e perceber muito do que é dito no vídeo.

Alias, acho que está uma review bastante interessante de um ângulo muito pouco normal, alguém que pelos vistos gosta, respira e tem prazer em lidar com carros a combustão, e nada contra, sendo que os defeitos apontados ao Tesla tem aí (na paixão por ICE) a sua origem.
A grande porta ou motivo de entrada para os elétricos para a maioria dos utilizadores, muito antes da performance ou das questões ambientais, é de razão económica quer seja pelo custo/km ou pelo menor custo de manutenção.
E também sabemos que depois de ter um elétrico, principalmente um como este 3 Long Range, acontece muito rapidamente e é muito fácil passar a fazer viagens maiores com ele relegando o ICE. Gastar 1€/100km a carregar em casa ou uns 9€/100km começam a pesar nas contas de cabeça, e depois tudo ajuda no orçamento no final do mês.
Para quem é mais realista e pés na terra, este comentário no youtube resume tudo:
E é isto!Não é culto, é matemática básica.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Também acho que o Nonnus pode ter falhado o objetivo do vídeo ou então sou eu que sou um otimista
O Yuri é um mecânico, YouTuber de carros, fez já vários restauros de carcaças antigas e alguém que, como o "Mecânica Sobre Rodas", o algoritmo do YT insiste em sugerir-me.
É preciso olhar para a audiência dele: uma boa parte são petrolheads, outros são anti-ve, outros são só grunhos, e alguns até são pessoas equilibradas. Eu acho isso "expectável" nesta audiência. Nesse espírito o vídeo é feito numa perspectiva de agradar a essa audiência ao mesmo tempo que "pisca o olho" a outra audiência.
Se até em videos de canais altamente "pro-ve" aparecem grunhos a comentar, neste contexto a amostra até me surpreende.
Se olharmos para os comentários acho que situa bem essa realidade.

O Yuri é um mecânico, YouTuber de carros, fez já vários restauros de carcaças antigas e alguém que, como o "Mecânica Sobre Rodas", o algoritmo do YT insiste em sugerir-me.
É preciso olhar para a audiência dele: uma boa parte são petrolheads, outros são anti-ve, outros são só grunhos, e alguns até são pessoas equilibradas. Eu acho isso "expectável" nesta audiência. Nesse espírito o vídeo é feito numa perspectiva de agradar a essa audiência ao mesmo tempo que "pisca o olho" a outra audiência.
Se até em videos de canais altamente "pro-ve" aparecem grunhos a comentar, neste contexto a amostra até me surpreende.
Se olharmos para os comentários acho que situa bem essa realidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rjspedition
Fui rever o vídeo sem cortes e com mais alguma atenção e pese algum exagero de linguagem existem pontos que estão bem tirados:
Falta qualquer coisa, mas isto não faz do carro para mim, pior ou menos do que ele é: Quase perfeito na sua simplicidade para o dia a dia, com todo o espaço e comodidades e pequenos toques no software que tornam a experiência bastante fluida, simples, e sem complicações, que para essas já basta o emprego e a nossa vida.
Isso não invalida que quando me sento no carro a combustão, como voltei a fazer ontem, o sentimento não seja completamente diferente e bastante mais envolvente quer seja pelo espaço, ergonomia e condução, mas depois por diversas vezes tento rodar ou fazer zoom no mapa com os dedos e é que me lembro que o pequeno ecrã não é touch e faltam todos aqueles dados em tempo real que o meu lado obsessivo e de geek gosta tanto.
Atenção que isto não é electricos vs ICE, mas sim Model 3, o único foco do video, vs alguns ICE. Acredito que existem outras opções onde a percepção seja bastante diferente.
), não ter sequer de carregar num qualquer botão start já que está tudo ligado pronto a sair, bastando selecionar a mudança com GPS a prever os destinos mais prováveis de acordo com a hora e localização do carro: Melhor só com fsd unsupervised se isso um dia cá chegar.
Acho que o ponto é muito por aqui e é isso que torna o vídeo diferente: "Não gosto, não é a minha praia, mas é altamente funcional, cómodo, e resulta!".
E acho que é completamente válido!
Mesmo não gostando de elétricos, porque nem todos temos de gostar, é inegável que existe uma poupança significativa associada: É fazer as contas e é matemática pura, como diz o comentário. O Leaf foi tudo menos o carro favorito dos que já passou cá por casa e acho que na realidade, ninguém por cá gostava realmente do carro, mas aqueles longos meses sem gastar gasóleo deram uma bela ajuda para o orçamento da nossa roadtrip à Suécia feita a combustão, por exemplo! Algo que seria bem mais difícil se no ano anterior tivesse literalmente queimado uns 3000€ (jesus!!) a ir e vir para o trabalho."Este carro para o dia a dia, para poupar dinheiro, e poder utilizar esse dinheiro com outro objectivo (...)"
Tantas vezes que já referi isto quando conhecidos me perguntam sobre o Model 3."Ir lá dentro e é um carro sem vida (...) é como se fosse um eletrodoméstico"

Isso não invalida que quando me sento no carro a combustão, como voltei a fazer ontem, o sentimento não seja completamente diferente e bastante mais envolvente quer seja pelo espaço, ergonomia e condução, mas depois por diversas vezes tento rodar ou fazer zoom no mapa com os dedos e é que me lembro que o pequeno ecrã não é touch e faltam todos aqueles dados em tempo real que o meu lado obsessivo e de geek gosta tanto.

Atenção que isto não é electricos vs ICE, mas sim Model 3, o único foco do video, vs alguns ICE. Acredito que existem outras opções onde a percepção seja bastante diferente.
E é tão isto! Abrir o carro sem ter de procurar qualquer chave/cartão ou mesmo fazer qualquer acção, entrar sem colocar a chave na ignição ou em determinado sitio (sim, estou a pensar em ti, Leaf"Se calhar é por ser já quarentão, mas dá tão mais gosto agora chegar ao carro, entrar, não tenho chave, não tenho mudanças, o silêncio, não tenho de me chatear, é tudo automático (...)"

Efetivamente não sei que prazer de condução se possa tirar de uma viagem que se faz 484 vezes por ano a contar ambos os sentidos em ambiente suburbano com trânsito à mistura, seja com qual for o carro."(...) se continuar com este pensamento, não volto a ter carro a combustão para o dia a dia"
Acho que o ponto é muito por aqui e é isso que torna o vídeo diferente: "Não gosto, não é a minha praia, mas é altamente funcional, cómodo, e resulta!".
E acho que é completamente válido!
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Eu percebo isso tudo o que vocês escreveram. Não sigo, mas vejo há muitos anos os vídeos dele ainda no tempo em que tinha meia dúzia de seguidores.
Mas o que eu realcei é a contradição.
Começa o vídeo por dizer que não gosta, nunca vai gostar, que carro não transmite nada, é um carro de trabalho só isso, e depois pelo meio faz viagens grandes com a família, e acaba por mostrar arranques, ultrapassagens e que quem se senta ao lado fica sempre admirado.
Um carro que não serve para nada, apenas para ir casa/trabalho, mas até acaba por falar nos carregamentos que não é nada daquilo que se diz. Se isto não é contradição então o que é?
Um discussão de mudos com muitos argumentos contraditórios.
Parece-me mais um problema de identidade. Um petrolhead que não consegue assumir que gosta de carros eléctricos.
Antigamente tínhamos pessoas que por vergonha não conseguiam assumir a sua sexualidade, hoje temos pessoas que não conseguem assumir que gostam de carros eléctricos.
Então não era mais honesto dizer: Amigos realmente estava enganado acerca dos carros eléctricos. E dizer tudo o que diz sobre o carro. Então não gosta do carro, é um carro de trabalho que não transmite sensações e põe jantes, ailerons... Sente falta do barulho dos carros a combustão e depois fecha os vidros e diz, olhem o silêncio. São demasiadas contradições para quem não gosta.
Todos nós que temos carros eléctricos há vários anos sabemos de casos de pessoas que compraram carros eléctricos com a ideia de ser o segundo carro e passado pouco tempo é o carro principal, não é nada de novo. É o que está acontecer a ele mas não o quer assumir e entra no contraditório.
Há um post dele no TCP que fala sobre o carro depois nos comentários quando confrontado com algumas questões ele diz que o carro não serve para fazer viagens grandes, para isso usa a sua RS4, agora vem dizer que faz viagens grandes com a família.
Eu já referi aqui várias vezes, que apesar de ter carros elétricos e ser defensor dos mesmos, continuo a gostar de carros a combustão, ou melhor de tudo o que tem motor a combustão. Há lugar para todos, não sou de extremos.
Não, ele não é tvde.
Mas o que eu realcei é a contradição.
Começa o vídeo por dizer que não gosta, nunca vai gostar, que carro não transmite nada, é um carro de trabalho só isso, e depois pelo meio faz viagens grandes com a família, e acaba por mostrar arranques, ultrapassagens e que quem se senta ao lado fica sempre admirado.
Um carro que não serve para nada, apenas para ir casa/trabalho, mas até acaba por falar nos carregamentos que não é nada daquilo que se diz. Se isto não é contradição então o que é?
Um discussão de mudos com muitos argumentos contraditórios.
Parece-me mais um problema de identidade. Um petrolhead que não consegue assumir que gosta de carros eléctricos.
Antigamente tínhamos pessoas que por vergonha não conseguiam assumir a sua sexualidade, hoje temos pessoas que não conseguem assumir que gostam de carros eléctricos.

Então não era mais honesto dizer: Amigos realmente estava enganado acerca dos carros eléctricos. E dizer tudo o que diz sobre o carro. Então não gosta do carro, é um carro de trabalho que não transmite sensações e põe jantes, ailerons... Sente falta do barulho dos carros a combustão e depois fecha os vidros e diz, olhem o silêncio. São demasiadas contradições para quem não gosta.
Todos nós que temos carros eléctricos há vários anos sabemos de casos de pessoas que compraram carros eléctricos com a ideia de ser o segundo carro e passado pouco tempo é o carro principal, não é nada de novo. É o que está acontecer a ele mas não o quer assumir e entra no contraditório.
Há um post dele no TCP que fala sobre o carro depois nos comentários quando confrontado com algumas questões ele diz que o carro não serve para fazer viagens grandes, para isso usa a sua RS4, agora vem dizer que faz viagens grandes com a família.

Eu já referi aqui várias vezes, que apesar de ter carros elétricos e ser defensor dos mesmos, continuo a gostar de carros a combustão, ou melhor de tudo o que tem motor a combustão. Há lugar para todos, não sou de extremos.
Não, ele não é tvde.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms
- rjspedition

Eu percebo o ponto que levantas.

Entretanto, parece que o "não gosto mas.." está a pegar.

Foi experimentar um S Plaid.
https://www.youtube.com/watch?v=4OLIpNPum6w
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
"Não transmite sensações, é um carro LGBT".
"Isto é demais, isto torna-se perigoso".
Pronto agora se calhar tem mais algumas razões para não gostar. Por excesso de sensações, e ser mais perigoso que aqueles chaços 1.6L/120CV com repros e com 900kG.
"Nunca negues a partida uma ciência que não conheces", acho que se aplica bem a este individuo.
Ao minuto 20.45 "eu não sou muito fã de electicos". Sou só eu que vejo um discurso diferente do outro vídeo? Não há aqui o problema de assumir que realmente até gosta!
Passou de:
"eu não sou muito fã". Mais uns vídeos e passa a dizer gosto +/-, daqui por um ano, sou um petrolhead que gosta de electricos, daqui por 10 anos, sou fã de electricos. O mesmo de todos nós, só que vai levar mais tempo assumir que gosta de carros "LGBT."
"Isto é ridículo, isto é ridículo."
Levou estes anos todos a perceber que conseguia poupar com um carro electrico, portanto não é de esperar que consiga assumir tão depressa.
Que estejamos todos cá para ir acompanhando a conversão de um petrolhead para electrohead.
Anda vai ser um embaixador do carro electrico. "Até aquelas filas (dos carregamentos) que a malta fala, erradamente, vão acabar."
"Isto é demais, isto torna-se perigoso".
Pronto agora se calhar tem mais algumas razões para não gostar. Por excesso de sensações, e ser mais perigoso que aqueles chaços 1.6L/120CV com repros e com 900kG.
"Nunca negues a partida uma ciência que não conheces", acho que se aplica bem a este individuo.
Ao minuto 20.45 "eu não sou muito fã de electicos". Sou só eu que vejo um discurso diferente do outro vídeo? Não há aqui o problema de assumir que realmente até gosta!
Passou de:
Para:"Eu não gosto de carros electricos, não comecei a gostar de carros electricos e acho que nunca vou gostar de carros electricos, é apenas uma ferramenta de trabalho". Mas meti um aileron e umas jantes e faço viagens grandes com a família.
"Não meus amigos, eu não gosto electricos, eu não sou fã de electricos, não comecei a gostar electricos, uma discussão de mudos..."
"eu não sou muito fã". Mais uns vídeos e passa a dizer gosto +/-, daqui por um ano, sou um petrolhead que gosta de electricos, daqui por 10 anos, sou fã de electricos. O mesmo de todos nós, só que vai levar mais tempo assumir que gosta de carros "LGBT."

"Isto é ridículo, isto é ridículo."
Levou estes anos todos a perceber que conseguia poupar com um carro electrico, portanto não é de esperar que consiga assumir tão depressa.

Que estejamos todos cá para ir acompanhando a conversão de um petrolhead para electrohead.

Anda vai ser um embaixador do carro electrico. "Até aquelas filas (dos carregamentos) que a malta fala, erradamente, vão acabar."
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km