A notícia mais recente que vejo é de Maio de 2020 e é sobre o artigo na Applied Physics Reviews que a meu ver ainda está ao nível da ciência fundamental.
Eu estava à procura de notícias que já implicassem a passagem do laboratório para a industria, pelos vistos ainda estamos longe.

Mais um BBB prometido
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2926
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Mais um BBB prometido
https://www.researchgate.net/publicatio ... athode.pdfalexmol Escreveu: ↑30 jan 2021, 15:20A notícia mais recente que vejo é de Maio de 2020 e é sobre o artigo na Applied Physics Reviews que a meu ver ainda está ao nível da ciência fundamental.
Eu estava à procura de notícias que já implicassem a passagem do laboratório para a industria, pelos vistos ainda estamos longe.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9343
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Mais um BBB prometido
Apesar de ter resultados interessantes (uma capacidade bem acima da máxima teórica para os materiais em questão), tem um dos grandes problemas que eu sempre vi neste tipo de células da HB:
Crate muito baixo. O gráfico que mostra a corrente vs tempo é logarítmico, o que pode enganar os incautos. A fase de plateau na corrente que se prolonga por centenas de dias e que permite a tal capacidade acima da máxima teórica é de alguns (poucos) micro amperes. Micro amperes!
Outra questão é que se trata de uma célula primária, logo não recarregável.
O processo físico que estamos a assistir aqui pode ser novo e ter grandes implicações no futuro, mas é necessária mais investigação para o caraterizar.
Crate muito baixo. O gráfico que mostra a corrente vs tempo é logarítmico, o que pode enganar os incautos. A fase de plateau na corrente que se prolonga por centenas de dias e que permite a tal capacidade acima da máxima teórica é de alguns (poucos) micro amperes. Micro amperes!
Outra questão é que se trata de uma célula primária, logo não recarregável.
O processo físico que estamos a assistir aqui pode ser novo e ter grandes implicações no futuro, mas é necessária mais investigação para o caraterizar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 31500km em 2020-10-17
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 43500km em 2020-11-19.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 43500km em 2020-11-19.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 1835
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Mais um BBB prometido
A StoreDot está cheia de confiança na bateria que carrega em 5 minutos e já está a fornecer células de teste aos potenciais clientes.
https://chargedevs.com/newswire/storedo ... v-battery/
https://chargedevs.com/newswire/storedo ... v-battery/
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2926
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Mais um BBB prometido
Dá a impressão de serem género supercapacitores 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018