Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por mikexilva » 21 dez 2011, 13:24

- O estado acabou com o incentivo à aquisição dos carros eléctricos,
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=36142

- A Nissan suspende a fábrica de baterias em Cacia que teria um investimento de 156milhões.
http://economia.publico.pt/Noticia/niss ... o--1524776

- A VW anuncia um investimento de 200milhoes na autoeuropa
http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channel ... FFA0259B9D

- a Galp e Petrobras establecem acordo para formação de exploração/investigação de reservas petrolíferas com um novo curso universitário (ministério da educação).
http://economico.sapo.pt/noticias/galp- ... 34048.html
http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp ... ews=172159

Se formos ver as datas, foi quase tudo no espaço de uma semana... serão apenas coincidências?

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por vgomes » 21 dez 2011, 16:10

No OE2012, até o beneficio em IRS para aquisição de equipamentos de energias renovaveis (incluindo VE) os inteligentes revogaram...
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... p/bf73.htm
revogaram a o artigo todo...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por RJSC » 21 dez 2011, 16:52

Já eu tinha alertado para isto no tópico da fábrica de baterias.
Parecem manobras saídas do "Who Killed the Electric Car"... :roll:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por mjr » 21 dez 2011, 17:14

A própria Troika parece ser muito anti-EV, até porque estes cortes são em parte devidos a imposições dele.

Há no entanto uma grande diferença relativamente ao EV1 da GM que originou o filme "Who Killed the Electric Car". Os LEAFs/iMievs (e outros) são nossos! E por isso, quer os petrol head queiram quer não, nós vamos circular pelas estradas a mostrar as vantagens da mobilidade elétrica.

E algo importante que temos de combinar é um encontro nacional de veículos elétricos, chamando a comunicação social.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por mikexilva » 21 dez 2011, 18:55

Pois, agora que falas em troika, na realidade agora quem manda mais em nós é a Alemanha, que tem andado a remar contra os EV's há algum tempo, pois o principal produto que eles exportam não são EV's (Mercedes, BMW, Audi, VW, etc) além que também são produtores de petróleo...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3060
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por Filipe » 21 dez 2011, 21:42

mjr, estou 300% de acordo, depois daquela informação de Postos de Carga Rápida que indicaste, contactei com o Sr. Renato Carreira
do Departamento Comercial da Auto Julio Leiria, S.A. no Vale Gracioso - Azoia ( 244 830 080 e 244 870 081 ) para confirmar da possivel
disponibilização do Posto de Carga Rápida, sendo por ele informado que seria bom com antecedência contactarmos com o Sr. Abílio Oliveira
que é o responsável pelo dito posto na empresa, para garantir que nesse dia estaria operacional, isto depois de eu lhe ter comunicado
que estávamos a tentar reunir o máximo de Proprietários do Leaf de todo o País ( na opinião do RuiMegas o 1º Aniverssário do início
das entregas seria uma boa data e o local Leiria ).
Disse-me tambem que ia investigar da existência de um possivel segundo Posto de Carga Rápida em Leiria.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por RJSC » 21 dez 2011, 23:00

mjr Escreveu:A própria Troika parece ser muito anti-EV, até porque estes cortes são em parte devidos a imposições dele.

Há no entanto uma grande diferença relativamente ao EV1 da GM que originou o filme "Who Killed the Electric Car". Os LEAFs/iMievs (e outros) são nossos! E por isso, quer os petrol head queiram quer não, nós vamos circular pelas estradas a mostrar as vantagens da mobilidade elétrica.

E algo importante que temos de combinar é um encontro nacional de veículos elétricos, chamando a comunicação social.
Mas pode acontecer como aconteceu com os RAV4 EVs, deixam-se de fabricar e quem os tem continua a circular, mas quem quiser mais não tem. O pior de tudo ainda pode ser não haver o aumento de produção necessário para baixar o preço.

No entanto, coisa semelhante ao EV1 pode acontecer com os Renault: :lol:
A bateria é de aluguer obrigatório, por isso a Renault pode recolher as baterias e o pessoal fica com um mono parado na garagem! :lol: (Maldita Renault com a mania do alugeur obrigatório!)
Aliás, consta que todos os VE Renault também têm um sistema de telemática, mas que pode não ter utilidade nenhuma para o utilizador servindo apenas para a Renault desativar remotamente o carro de um cliente que não pague o aluguer da bateria. :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por mjr » 22 dez 2011, 23:39

Seria muito interessante nesse primeiro encontro existir um posto de CR. São ótimas notícias, Filipe. Para quem vem do norte ainda é muito complicado chegar a Leiria, pois o primeiro posto de CR que aparece na A1 fica em Pombal, a uns 150km do Porto. Caso ao lá chegar ele esteja avariado... game over! Seria muito importante que as áreas de serviço da Mealhada e/ou de Estarreja possuam um posto de CR.

O caso da Renault é de facto complicado pois o carro sem baterias não funciona, e no fim do contrato quem é que obriga a Renault a voltar a fornecer as baterias (e a um preço razoável)? A experiência dos EV1 é um excelente exemplo de que o leasing pode ter efeitos nefastos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por mikexilva » 09 mar 2012, 22:01

Afinal a fábrica de baterias que era para ser feita em Portugal vai ser virtualmente transferida para os Estados Unidos...

http://green.autoblog.com/2012/03/09/ni ... pack-ramp/

Nissan will almost double the number of workers at its factory in Smyrna, TN, within the next year in part to ramp up production of both Nissan Leaf electric vehicles and battery packs, HybridCars reports.

Nissan will add 1,300 workers specifically for the battery packs and for the Leafs, which will start being built in the U.S. later this year. The Japanese automaker has invested $1.7 billion upgrading the plant, which will include a 1.3-million-square-foot facility dedicated to making battery packs. In all, Nissan will employ about 6,000 at the factory by early next year.

With the improvements, Nissan's plant in Smyrna, about 25 miles southeast of Nashville, will be able to produce as many as 200,000 Leafs and 150,000 battery packs a year. Last month, Nissan sold 478 Leafs in the U.S., marking a sevenfold increase from a year earlier though down from the 676 Leafs sold in January. In 2011, Nissan sold 9,674 Leafs, slightly less than the company's target of 10,000 units for its first full year of U.S. sales.
News Source: Hybrid Cars

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Portugal dos EV's Rumo ao Petroleo

Mensagem por mjr » 09 mar 2012, 22:06

Essa fábrica dos EUA já está planeada há muitos anos... nem sequer faria sentido mover a produção de Portugal para os EUA. As fábricas concorrentes da Portuguesa são as europeias. Segundo a Nissan neste momento não é necessário, para já, avançar com a fábrica Portuguesa, pois a capacidade instalada das restantes fábricas Europeias (penso que em Inglaterra e França) é suficiente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”