Sec. Estado não acredita nos VE....

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Sec. Estado não acredita nos VE....

Mensagem por ruicvt » 14 dez 2011, 12:48

http://aeiou.expresso.pt/fabrica-nissan ... as=f694068
Lisboa, 13 dez (Lusa) -- O secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, fez as contas e reconheceu não haver mercado para uma quarta fábrica de baterias para carros elétricos da Nissan, referindo-se à suspensão do investimento de 156 milhões anunciado na segunda-feira.

"A empresa tem três fábricas de baterias em todo o mundo. Se considerássemos a produção da unidade de Cacia, estaríamos falar de uma produção de 500 mil baterias em quatro anos. Pessoalmente não vejo onde haveria mercado na Europa", declarou hoje o secretário de Estado da Energia, na audição da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas.

Questionado pelo ex-secretário de Estado das Obras Públicas Paulo Campos sobre a suspensão da fábrica de baterias de iões de lítio, em Cacia, Aveiro, Henrique Gomes avançou que "o conceito da mobilidade elétrica já teve mais entusiasmo um pouco por toda a Europa".


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/fabrica-nissan ... z1gVb3LqHt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Sec. Estado não acredita nos VE....

Mensagem por mjr » 14 dez 2011, 13:06

Essa é uma decisão que só as empresas que investem dinheiro podem tomar de acordo com as projecções que têm. Se ele pessoalmente tem opinião que o mercado não será assim tão grande devia guardar essa opinião para ele, e apenas dizer que é uma decisão da empresa. Dito isto, eu penso que será muito difícil à Nissan atingir os níveis de vendas que pretendem com os preços actuais. O leasing da bateria não me parece solução pois o custo por km até pode ficar mais caro comparado com um CI. É preciso criar massa crítica e baixar os preços das baterias. Já há preços de venda ao público por kW.h de células de lítio na ordem dos 300€, o que daria 7200 € por pack do LEAF. O custo no produtor deve ser metade disso. Suspeito que daqui a poucos anos haverá células compatíveis com as da Nissan a preços muito mais baixos vindas da China.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Sec. Estado não acredita nos VE....

Mensagem por Essiemme » 14 dez 2011, 13:18

A política actual, do governo actual, já está a trabalhar para abafar este entusiasmo.

Isto é apenas o que me parece, analisando.
Ainda espero, sinceramente, que sejam apenas "manias de conspiração" minhas...

:(
sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3060
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Sec. Estado não acredita nos VE....

Mensagem por Filipe » 14 dez 2011, 20:00

Infelizmente não Esseieme, isto deve-se a uma caracteristica intrinseca da natureza Humana. :oops: :(
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”