Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE https://www.clubeletricos.com/
As contas da poupança dos híbridos são outras
À uns tempos numa conversa dessas com um empresário que tinha acabado de adquirir um Mercedes PHEV a resposta dele quando o confrontei com isso foi esta "...este é o carro mais económico que já tive, poupei 30 mil euros em impostos, nos primeiros anos anda à borla..."
Re: O Consumo dos híbridos
Enviado: 28 mai 2020, 00:41
por BrunoAlves
Sim, mas isso é a aberração de benefícios fiscais que temos. Também conheço um ou dois desses...
O post original refere-se a hibridos clássicos, sem ser de ligar à tomada e esses não têm esses benefícios
O problema é que isto é tudo muito mais difícil de explicar ao consumidor. Então vão buscar essas comparações... às vezes infelizes. Escusado será dizer que a maior parte dos comerciais do ramo automóvel também não vai ser capaz de explicar...
Estas a imaginar um vendedor a usar esse palavreado todo que tu usaste nos teus posts para explicar a um possível comprador que o carro é realmente mais económico? Tu como és uma pessoa que estuda os assuntos até a exaustão, se calhar até ias achar interessante, 99% dos compradores deixavam-no a falar sozinho.
Tem de se achar um meio termo, e o meio termo é tentar explica de forma pratica de como tirar partido do carro, ensinar a conduzir o carro. Agora é verdade que os vendedores também não sabem, ou nem se dão ao trabalho de tentar saber/explicar, porque na maioria dos casos as pessoas também não querem saber. Ouviram dizer que o carro é mais económico portanto é só isso que interessa.
Eu quando ando a pendura com os meus colegas de trabalho nestes carros, vejo o tipo de condução que fazem, e dá para perceber que não fazem a mínima ideia daquilo que estão a conduzir, de como funciona (os tais 7.6L/100km estão lá por algum motivo). Por duas ou três vezes já tentei explicar, e a reacção é ficarem a olhar de lado para mim. É um carro, carrega-se no pedal e ele anda, é o que interessa.
Re: O Consumo dos híbridos
Enviado: 29 mai 2020, 13:48
por Erbium
Por acaso não tenho essa ideia de ser "preciso um curso para conduzir um híbrido senão ainda vai gastar mais"...
Na minha opinião um híbrido faz bons consumos, é difícil fazer consumos altos e com jeito faz consumos muito baixos.
Eu tenho um Prius 2008, agora quem o conduz é a minha mulher, veio de um colt 1.1 em que ela fazia consumos de 7L/100 e no Prius nem no inverno chega aos 6L. Ela não gosta de conduzir, nem tem grande "técnica" para condução de consumos e uma vez que estamos a falar de condução maioritariamente citadina, a diferença de tamanho/peso dos carros acho que o híbrido é sem dúvida nenhuma mais económico.
A minha mãe tem um Prius 2007, outra que conduzir é cumprir os mínimos para ir do ponto A ao B, percursos curtos em cidade e consumos tb abaixo de 6L.
Em viagem com o meu, carro cheio (família e malas), quase só AE, 127km/h (120 reais) cruise control e AC chego com média de 5.5/5,7l/100 com subida da serra de aires, acho que não me posso queixar.
Eu a conduzir para os consumos já consegui depósitos de 4.2L/100, pergunto qual o carro do tamanho do Prius que consome 4.2 em cidade?
Os Toyota têm de facto uma fama brutal em relação à fiabilidade. Como o Erbium bem sabe, lá o aspecto do Prius é que não dá
12 anos que o tenho levou uma bomba de água por "precaução"...
Deixa lá que a frente do Leaf é muito linda!
Re: O Consumo dos híbridos
Enviado: 03 ago 2020, 23:49
por migle
Desculpem insistir, mas o Bjorn Nyland fez o teste de 1000km a 120 com um PHEV, um Kia Ceed. E não me parece que seja um PHEV pouco eficiente.
O objetivo do vídeo não tem nada a ver com isto, mas aos meus olhos o que sobressai é que, embora na primeira meia hora ele tenha andado quase 100% elétrico e abaixo dos 120km/h, às 2h de viagem ele já está com uma média de 5,6l/100km.
Ora, há pouco mais de duas semanas, a minha mulher veio-nos buscar de Prius+ ao Algarve para os miúdos poderem levar as bicicletas para casa da outra avó.
A viagem foi feita com cruise control a 120km/h (indicados) salvo as ultrapassagens nas subidas, e AC à hora do calor. Sul-norte. A média foi 5,3l/100km e talvez descesse mais se a viagem fosse mais longa.
O Prius+ é muito maior que um Kia Ceed. Muito mais alto, muito mais pesado, tem rodas de carrinha altas, suspensão multilink, bons sofás, e não é particularmente aerodinâmico, porque a traseira não desce, senão não seria possível sentar ninguém na terceira fila.
Os miúdos iam com espaço e algumas mochilas no chão da segunda fila. Atrás duas malas de 120l, 3 bicicletas de criança, o meu equipamento para trabalhar remotamente (2 monitores)... 2 adultos e 3 crianças.
5,3l. Isso equivale a 4,2l de gasóleo. Que monovolume a gasóleo faz isso a 120? E nem vamos falar que em cidade um monovolume diesel gasta 3 vezes mais litros.
Como se vê neste vídeo, um PHEV convencional é menos eficiente. Sim, foi um sistema muito interessante com o objetivo de obter a maior eficiência energética.
Eficiência fiscal nunca teve. Como se pode dizer que um carro que consome gasolina e paga por isso 150% do imposto do que um que consome os mesmos litros de gasóleo (nem vamos falar de kg ou kg de CO2) é eficiente fiscalmente. Pelo contrário, a Europa, líder em automóveis diesel, manteve a sua liderança no mercado automóvel mantendo o imposto sobre o gasóleo baixo sem motivo. E num dado momento chegou quase a convencer o mercado americano que o diesel era mais limpo. Até rebentar o escândalo...