A UVE que desejamos
Enviado: 04 nov 2018, 12:08
Muito tenho lido neste fórum sobre as acções ou falta delas por parte da UVE e se esta defende ou não os reais interesses dos utilizadores de VE.
De referir que não sou sócio, pois até ao momento ainda não vislumbrei na UVE aquilo que considero ser o desejável para tal associação.
Como este tópico nem tem como propósito simplesmente criticar ou destilar ódio, começo por valorizar a iniciativa que foi a criação da própria UVE. Se escrevo isto hoje aqui neste fórum, é porque alguém teve a capacidade de dar o primeiro passo na criação da associação, investindo do seu tempo para aquilo que considera ser uma mais valia.
O problema é que a ME está a crescer e com ela a UVE também deverá crescer. A pergunta que se faz é se a UVE pretende ser um grupo de entusiastas da ME que se junta para promover a ME, ou se pretende ir mais além, isto é, ser parte muito activa na sociedade, quiçá o nosso "braço político" que defenda realmente os interesses da ME.
Algo que me deixou apreensivo foi o relatório de contas da UVE. Já tive oportunidade de o comentar. Os valores associados à aquisição de bonés é afins para o encontro são demasiado elevados, e acho que poderiam ter sido investidos noutros assuntos.
Bem, como este tópico visa a discussão construtiva, deixo abaixo a minha visão daquilo que poderiam ser iniciativas futuras para a UVE, e caso esta venha a adoptar algumas delas, aí sim, irei considerar associar-me, contribuindo não só com a respectiva quotização, mas também activamente em "trabalho de campo"
1 - Apostar mais na criação de vídeos (feitos pela UVE) com Test-drive de VE (e PHEV) e comparativos, de preferência testando todos os modelos, e com imparcialidade (descolem-se do Leaf). Falem mais com as marcas, peçam-lhes carros de testes, valorizem a marca UVE que é o principal meio de chegar aos potenciais utilizadores de VE.
2 - Criar vídeos "educativos", dramatizando situações de estacionamento abusivo, como estacionar o VE num lugar de carregamento sem o colocar à carga, ou ligar num posto avariado, ou ficar "acampado" num PCR...
3 - Tentem aumentar, junto do ministério do ambiente, as vantagens dos proprietários dos VE. Não sendo possível aumentar o incentivo à compra, tente-se pela via da redução das portagens
4 - Parceiras com a Via Verde: Desconto nas portagens/parques de estacionamento para VE e Via Verde
5 - Tornar-se OPC, ou associar-se a um ou a todos. Se for sócio UVE tem desconto (pode ser por ajuste na quota mediante apresentação das facturas dos carregamentos nos postos). Investir em PCNs, colocando-os onde fazem falta a ME, não numa visão economicista mas sim de utilidade
6 - Parcerias com CEME (um ou todos): A EVAZ está em desvantagem por não ter mercado doméstico, podia ser uma mais valia para estes apresentar descontos nas tarifas a sócios da UVE
7 - Fazer campanhas de sensibilização para a ME junto dos restaurantes de beira de estrada (principais vias nacionais) para instalarem PCN. Mostrar benefícios para o negócio. Idem para os Centros Comerciais que ainda não têm PCN (Ex na área da grande Lisboa: Colombo, Odivelas Strada, Oeiras Parque, Cascaishopping, Vasco da Gama, Campera, etc)
Peço aos utilizadores deste fórum com ligações à UVE que, se acharem as propostas válidas, as façam chegar aos decisores.
De referir que não sou sócio, pois até ao momento ainda não vislumbrei na UVE aquilo que considero ser o desejável para tal associação.
Como este tópico nem tem como propósito simplesmente criticar ou destilar ódio, começo por valorizar a iniciativa que foi a criação da própria UVE. Se escrevo isto hoje aqui neste fórum, é porque alguém teve a capacidade de dar o primeiro passo na criação da associação, investindo do seu tempo para aquilo que considera ser uma mais valia.
O problema é que a ME está a crescer e com ela a UVE também deverá crescer. A pergunta que se faz é se a UVE pretende ser um grupo de entusiastas da ME que se junta para promover a ME, ou se pretende ir mais além, isto é, ser parte muito activa na sociedade, quiçá o nosso "braço político" que defenda realmente os interesses da ME.
Algo que me deixou apreensivo foi o relatório de contas da UVE. Já tive oportunidade de o comentar. Os valores associados à aquisição de bonés é afins para o encontro são demasiado elevados, e acho que poderiam ter sido investidos noutros assuntos.
Bem, como este tópico visa a discussão construtiva, deixo abaixo a minha visão daquilo que poderiam ser iniciativas futuras para a UVE, e caso esta venha a adoptar algumas delas, aí sim, irei considerar associar-me, contribuindo não só com a respectiva quotização, mas também activamente em "trabalho de campo"
1 - Apostar mais na criação de vídeos (feitos pela UVE) com Test-drive de VE (e PHEV) e comparativos, de preferência testando todos os modelos, e com imparcialidade (descolem-se do Leaf). Falem mais com as marcas, peçam-lhes carros de testes, valorizem a marca UVE que é o principal meio de chegar aos potenciais utilizadores de VE.
2 - Criar vídeos "educativos", dramatizando situações de estacionamento abusivo, como estacionar o VE num lugar de carregamento sem o colocar à carga, ou ligar num posto avariado, ou ficar "acampado" num PCR...
3 - Tentem aumentar, junto do ministério do ambiente, as vantagens dos proprietários dos VE. Não sendo possível aumentar o incentivo à compra, tente-se pela via da redução das portagens
4 - Parceiras com a Via Verde: Desconto nas portagens/parques de estacionamento para VE e Via Verde
5 - Tornar-se OPC, ou associar-se a um ou a todos. Se for sócio UVE tem desconto (pode ser por ajuste na quota mediante apresentação das facturas dos carregamentos nos postos). Investir em PCNs, colocando-os onde fazem falta a ME, não numa visão economicista mas sim de utilidade
6 - Parcerias com CEME (um ou todos): A EVAZ está em desvantagem por não ter mercado doméstico, podia ser uma mais valia para estes apresentar descontos nas tarifas a sócios da UVE
7 - Fazer campanhas de sensibilização para a ME junto dos restaurantes de beira de estrada (principais vias nacionais) para instalarem PCN. Mostrar benefícios para o negócio. Idem para os Centros Comerciais que ainda não têm PCN (Ex na área da grande Lisboa: Colombo, Odivelas Strada, Oeiras Parque, Cascaishopping, Vasco da Gama, Campera, etc)
Peço aos utilizadores deste fórum com ligações à UVE que, se acharem as propostas válidas, as façam chegar aos decisores.