OpenEVSE - Coisas menos boas...

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por VETL » 20 fev 2014, 22:41

Então como se protegem eles das descargas acidentais com esse sistema?
Levam choque?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 20 fev 2014, 23:01

Não, só levam choque se tocarem em 2 fios.
Se só tocarem em um não fecham o circuito pela terra e não acontece nada.
É como os pássaros nos fios que só tocam num deles e não na terra nem no outro fio. No caso Norueguês é o gerador que está isolado "no ar".
Aqui quando alguém com os pés no chão ou em alguma estrutura ligada à terra toca na fase leva choque porque o outro fio (o neutro do gerador) está ligado também à terra.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por mjr » 20 fev 2014, 23:36

A lógica do nosso sistema é que o primeiro defeito será detetado por equipamentos diferenciais e assim previne problemas maiores no caso de haver um duplo defeito de isolamento que permita alguém apanhar um choque direto fase-neutro. Já apanhei alguns destes últimos e não são nada agradáveis...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por Apr » 07 abr 2014, 23:47

RJSC, já montaste alguma vez um kit open evse? Ando muito tentado...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 07 abr 2014, 23:52

Não. Ainda não consegui o meu VE e para o dgalv reparei-lhe o EVSE por um preço inferior aos portes+alfândega do OpenEVSE, por isso não mandei vir nenhum.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por Apr » 08 abr 2014, 00:08

Se mandar vir só o shield para o arduino nao fica caro e nao deve pagar alfandega. O resto dos componentes parecem-me ser faceis de arranjar por cá, podem é não ter as dimensões certas para o shield.

Agrada-me poder começar com um sistema basico e à medida que for precisando vou adicionando o lcd, o botao, o medidor de corrente, etc...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por Orlando » 08 abr 2014, 08:13

E não dá para pôr no de origem uma opção de 10 e outra de 16ah?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 08 abr 2014, 11:23

Não, só "trocando o miolo" por outro EVSE apenas para aproveitar os cabos e ficha.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por Orlando » 08 abr 2014, 11:33

RJSC Escreveu:Não, só "trocando o miolo" por outro EVSE apenas para aproveitar os cabos e ficha.
Pena!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por VETL » 20 jun 2014, 14:11

Tens que fazer uma coisa destas aqui para a malta assim directa RJSC:

[img]https://scontent-a-lhr.xx.fbcdn.net/hph ... 8913_n.jpg[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”